Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

"Futebol português está a virar-se para um mundo que é fundamental"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez um breve comentário sobre o caso Marega, esta terça-feira, dia em que o Ministério da Administração Interna informou que arrancam esta semana as auditorias à segurança dos estádios onde se realizam jogos da I Liga.

"Futebol português está a virar-se para um mundo que é fundamental"
Notícias ao Minuto

16:20 - 25/02/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa voltou esta terça-feira a falar sobre o caso Marega, à margem da visita a uma associação na Amadora. O Presidente da República considerou que "o futebol português está a virar-se para um mundo que é fundamental que é o mundo da responsabilidade social".

O Chefe de Estado considerou que "isso é muito importante" e que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) "já tinha dado passos" nesse sentido.

"É o mundo da inclusão, o mundo da solidariedade e é importante que todos os clubes  - também aqueles que são adeptos dos clubes - percebam que o desporto nasceu para ser um fator de aproximação e solidariedade, não um fator de inimizade, de disputa e de ódio", sublinhou. 

"Não o ver assim é ver o mundo de pernas para o ar", concluiu Marcelo. 

De recordar que o Presidente da República já tinha condenado os insultos racistas de que o jogador do FC Porto foi alvo, lembrando que a Constituição da República é muito clara na condenação do racismo, xenofobia e discriminação.

"A Constituição da República Portuguesa é muito clara na condenação do racismo, assim como de outras formas de xenofobia e discriminação, e o povo português sabe, até por experiência histórica, que o caminho do racismo, da xenofobia, e da discriminação, além de representar a violação da dignidade da pessoa humana e dos seus direitos fundamentais, é um caminho dramático em termos de cultura, civilização e de paz social", considerou Marcelo Rebelo de Sousa, numa declaração à agência Lusa.

O jogador do FC Porto Marega pediu para ser substituído ao minuto 71 da partida com o Guimarães, por ter ouvido cânticos e gritos racistas de adeptos da formação vimaranense, numa altura em que os 'dragões' venciam por 2-1, resultado com que terminaria o encontro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório