Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Conjunto de auditorias à segurança dos estádios arranca amanhã

Faz saber o Ministério da Administração Interna, através de comunicado enviado às redações esta terça-feira, que o conjunto de auditorias à segurança dos estádios onde se realizam jogos da I Liga de Futebol Profissional arranca ainda esta semana, começando amanhã.

Conjunto de auditorias à segurança dos estádios arranca amanhã
Notícias ao Minuto

14:31 - 25/02/20 por Notícias Ao Minuto

País Governo

A propósito da "crescente preocupação social gerada por atos de violência e racismo cometidos no exterior e dentro dos estádios", o Governo informa que o conjunto de auditorias à segurança dos estádios onde têm lugar os jogos da I Liga iniciar-se-á amanhã, dia 26 de fevereiro, prolongando-se até ao final de março, pode ler-se numa nota do Ministério da Administração Interna a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

"Na sequência da avaliação às condições físicas dos 18 estádios, serão determinadas as alterações a implementar de modo a permitir a realização de jogos na próxima época", é ainda acrescentado.

A tutela detalha que as auditorias de segurança vão ser realizadas pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e pelas Forças de Segurança.

Recorde-se que a realização das auditorias, "visando o rigoroso cumprimento do novo Regime Jurídico da Segurança no Desporto", foi uma das medidas decididas na reunião entre o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, a pedido deste, no passado dia 27 de janeiro.

Paralelamente, foram fechadas no âmbito da mesma reunião medidas de controlo do acesso do público aos jogos considerados de risco elevado, e a entrada em vigor do cartão de adepto - para identificar todos aqueles que queiram assistir aos espetáculos desportivos nas zonas reservadas à exibição de materiais de claque (bandeiras, faixas, material sonoro).

Por fim, o Governo partilha o calendário de realização das auditorias aos estádios, que é o seguinte:

26 de fevereiro:     Jamor (Oeiras) e Bonfim (Setúbal);

27 de fevereiro:     Barreiros (Funchal)

28 de fevereiro:     São Miguel (Ponta Delgada)

3 de março:         Luz (Lisboa)

4 de março:         Alvalade (Lisboa)

10 de março:         Dragão (Porto)

11 de março:         Arcos (Vila do Conde) e 22 de Julho (Famalicão)

17 de março:         Braga e Barcelos

18 de março:         João Cardoso (Tondela) e Almeida Freitas (Moreira de Cónegos)

24 de março:         Mata Real (Paços de Ferreira) e Desportivo das Aves

25 de março:         Bessa (Porto) e D. Afonso Henriques (Guimarães)

27 de março:         Portimão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório