Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Governo português presente ao "mais alto nível" no funeral

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Rui Machete, disse hoje que o Governo vai estar presente "ao mais alto nível" nas cerimónias fúnebres de Nelson Mandela, falecido na quinta-feira.

Governo português presente ao "mais alto nível" no funeral
Notícias ao Minuto

14:20 - 06/12/13 por Lusa

País Mandela

"Haverá a presença do Governo ao mais alto nível nas cerimónias fúnebres", disse o governante aos jornalistas no parlamento, assinalando que "ainda não está decidido" quem do executivo se deslocará à África do Sul.

"Vamos ter tempo suficiente para isso", sublinhou.

Machete declarou ainda que houve unanimidade no Governo no decreto de três dias de luto nacional pela morte de Nelson Mandela.

"Esta foi uma decisão unanimemente tomada pelo Governo", realçou o MNE.

Questionado sobre as críticas de PCP e BE à votação de Portugal em 1987 nas Nações Unidas, onde votou contra uma resolução sobre o "apartheid" e a libertação de Mandela, o ministro respondeu:

"Penso que nesse caso não estava em causa a figura de Mandela, haveria razões de Estado que neste momento não posso precisar. (...) Não sei dizer quais as razões que presidiram a esse voto ", disse.

Na ocasião, o atual Presidente da República, Cavaco Silva, era primeiro-ministro de Portugal.

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada na quinta-feira à noite pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, motivando de imediato uma série de reações de pesar provenientes de diversas personalidades e instituições de vários setores de todo o mundo.

"A nossa nação perdeu o maior dos seus filhos", disse o presidente sul-africano anunciando que a bandeira sul-africana vai estar a meia-haste a partir de sexta-feira e até ao funeral, que será de Estado e decorrerá a 15 de dezembro.

O Comité Nobel norueguês considerou já hoje Nelson Mandela, que esteve preso quase trinta anos pela sua luta contra o regime "apartheid" da África do Sul, "um dos maiores nomes da longa história dos prémios Nobel da Paz".

Mandela foi o primeiro Presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório