Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Outros quatro tripulantes portugueses com resultados negativos, diz DGS

Comunicado da Diretora-Geral da Saúde confirma caso de infeção por Coronavírus (COVID-19) no navio Diamond Princess e adianta que outros quatro portugueses apresentaram resultados negativos.

Outros quatro tripulantes portugueses com resultados negativos, diz DGS
Notícias ao Minuto

14:35 - 23/02/20 por Anabela Sousa Dantas

País Diamond Princess

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou este domingo, através de comunicado, que um dos passageiros portugueses do navio Diamond Princess teve resultado positivo para infeção por novo coronavírus (COVID-19), depois de ter realizado análises laboratoriais, e outros quatro tiveram resultado negativo.

"De acordo com informação das autoridades japonesas, os outros quatro tripulantes de nacionalidade portuguesa apresentam testes negativos", escreve a nota da DGS, onde acrescenta que "as pessoas com testes positivos a bordo deste navio têm sido transferidas para um hospital de referência no Japão, de acordo com prioridade do seu estado clínico e cumprindo o protocolo".

O único caso positivo é, então, o português Adriano Maranhão, canalizador no navio Diamond Princess, de 41 anos de idade.

Segundo Graça Freitas, as pessoas saíram do navio de acordo com o "grau de prioridade e porque apresentavam sintomas", sublinhado que no caso concreto de Adriano Maranhão, "enquanto se mantiver assintomático, não será prioritário, digamos assim".

DGS continuará a acompanhar a situação em articulação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e com as autoridades de saúde pública no local, no sentido de reencaminhar o doente para um hospital, vontade já manifestada pelo próprio em entrevista aos jornalistas, a partir da cabine do navio onde se encontra isolado.

O número de mortos de coronavírus Covid-19 cifra-se nesta altura, em termos globais, em 2.648. Além de 2.442 mortos na China continental, morreram oito pessoas no Irão, três no Japão, duas na região chinesa de Hong Kong, quatro na Coreia do Sul, duas em Itália, uma nas Filipinas, uma em França e uma em Taiwan.

O número na China continental foi revisto em alta este sábado depois de se registarem mais 97 vítimas mortais nas últimas 24 horas (96 na província de Hubei). A Comissão de Saúde da China registou ainda mais 648 novos casos (630 na província de Hubei) de infeção para um total de 76.938.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório