Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Lisboa: Detido trio de carteiristas que atuava no Elétrico 28 (e não só)

Os detidos são dois homens e uma mulher e já estavam a ser investigados há vários meses.

Lisboa: Detido trio de carteiristas que atuava no Elétrico 28 (e não só)
Notícias ao Minuto

15:40 - 21/02/20 por Notícias Ao Minuto

País Lisboa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP deteve esta quarta-feira, dia 19, três carteiristas, dois homens com 49 e 62 anos e uma mulher com 52 anos, por serem suspeitos da prática do crime furto por carteirista.

De acordo com o que refere a PSP em comunicado, o grupo estava a ser investigado há vários meses por ser um dos grupos de carteiristas mais ativos de Lisboa.

Todos nacionais, os carteiristas atuavam privilegiadamente nos transportes públicos, com especial incidência nos autocarros e no Elétrico n.º 28 da Carris, e direcionados maioritariamente para turistas, explica a polícia. 

No desenrolar das investigações, a PSP confirmou que o grupo estava indiciado, pelo menos, em 12 furtos, todos eles praticados em transportes públicos

Na sequência da investigação, foram emitidos mandados de detenção fora de flagrante delito por, tendo em vista a sua "rápida" detenção. 

Segundo a PSP, os suspeitos praticavam o crime com uma regularidade quase diária e mediante um "ardiloso plano previamente delineado" e "com clara estruturação de funções", cabendo a cada um dos constituintes do grupo desempenhar determinada função, a furtar os pertences dos turistas quando estes viajavam nas turísticas e lotadas carreiras de transportes.

Sublinha ainda esta força de segurança que "todos os detidos detêm um longo historial de furtos de carteira", tendo inclusivamente já sido condenados várias vezes por este crime, muitas delas penas suspensas sujeitas a regime de prova. 

Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, perante o Juiz de Instrução Criminal. Ao líder do grupo foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva, e os restantes sujeitos  à medida de apresentações trissemanais na Esquadra da PSP da sua residência, assim como a proibição em circular no Elétrico n.º 28.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório