Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Estudo comprova fatores que determinam diversidade de aves nas ilhas

Um estudo internacional, no qual participaram dois investigadores portugueses, mostrou, pela "primeira vez", que a colonização, extinção e formação de espécie de aves em ilhas oceânicas está relacionada com o tamanho do arquipélago e a distância ao continente.

Estudo comprova fatores que determinam diversidade de aves nas ilhas
Notícias ao Minuto

17:36 - 20/02/20 por Lusa

País Aves

"Queríamos tentar testar a Teoria da Biogeografia das Ilhas que Robert MacArthur e Edwar Wilson propuseram em 1960. É uma teoria muito simples e elegante, mas nunca foi provada do ponto de vista global e com dados empíricos", afirmou Martim Melo, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), da Universidade do Porto.

A Teoria da Biogeografia das Ilhas, proposta em 1960, prevê que o número de espécies em ilhas oceânicas varie em função da área do arquipélago e do seu isolamento, isto é, distância ao continente.

O modelo, que é um dos "mais conhecidos" em biologia evolutiva, adianta também que a diversidade de espécies de aves de um arquipélago resulta do equilíbrio entre a colonização e a extinção.

Apesar de não terem conseguido incluir na Teoria da Biogeografia das Ilhas o papel da evolução, os investigadores acreditavam que a formação de novas espécies nas ilhas teria um papel fundamental na diversidade.

Em declarações à Lusa, o Martim Melo explicou que para comprovar esta teoria, o estudo, publicado na revista Nature, recorreu a sequências de ADN de 596 populações de espécies de aves, provenientes de 41 arquipélagos oceânicos.

"Para obtermos a sequência de ADN das aves, recorremos a redes para apanhar as aves, assim como a espécies de museus, dados de outros estudos onde o ADN de algumas espécies já estava descrito e a dados de base públicas", contou.

Além da sequência de ADN das aves que coabitam ou coabitaram os arquipélagos oceânicos, a equipa, composta por 11 investigadores, recolheu também dados de populações de aves continentais, por forma a "perceberem a filogenia", isto é, a relação que existia entre as diferentes populações.

Correlacionando os dados filogenéticos com um modelo matemático, desenvolvido pelo investigador líder do estudo, Luís Valente, do Naturalis Biodiversity Center (Países Baixos) a equipa conseguiu "estimar as taxas de colonização, especiação [processo evolutivo das espécies] e extinção" das ilhas.

Segundo Martim Melo, a investigação permitiu assim comprovar, pela primeira vez a teoria proposta em 1960, nomeadamente, que a colonização, extinção e formação de espécie de aves em ilhas oceânicas está relacionada com o tamanho do arquipélago e a distância ao continente.

"O número de espécies aumentar com a área é uma das predições do estudo original, obviamente, que quanto mais área existe numa ilha, mais espaço existe para diferentes habitats, logo, quanto maior a ilha, maior a própria população de uma determinada espécie e menor a probabilidade de extinção", explicou.

Outra das propostas da teoria estava relacionada com o isolamento do arquipélago ao continente, algo que, segundo o investigador, foi também possível verificar.

"Quanto mais isolada e distante do continente estiver a ilha, menor o número de espécies que alberga", referiu o investigador

E acrescentou, "além destes fatores, conseguimos também mostrar que quanto maior a ilha e o seu isolamento ao continente, maior a formação de espécies dentro do arquipélago, uma vez que, quanto maior a área, maior é a probabilidade de existirem mais habitats, logo, maior é o número de espécies".

À Lusa, Martim Melo, que é também coordenador de exploração no Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto, adiantou que estão agora a ser desenvolvidos estudos em ilhas continentais, nomeadamente, em Bioko, uma ilha no Golfo na Guiné, onde estão já a realizar trabalho de campo.

"Estamos a concentrar-nos nas ilhas continentais, ou seja, nestes arquipélagos que a certa altura se soltaram do continente devido às alterações dos níveis do mar e ficaram isolados. Isto é muito diferente porque, ao contrário das ilhas oceânicas, esta ilha traz com ela um conjunto de espécies. Queremos perceber quais as dinâmicas destas espécies", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório