Meteorologia

  • 08 ABRIL 2020
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Edição

Eutanásia vai a votos. Segundo estudo, 73% dos portugueses são a favor

Este é o resultado de um estudo que apurou também que a maior parte dos inquiridos que se mostrou contra a despenalização da morte medicamente assistida justifica a resposta com base na religião.

Eutanásia vai a votos. Segundo estudo, 73% dos portugueses são a favor

Discute-se, esta quinta-feira, pela segunda vez desde 2018 a despenalização da morte medicamente assistida no Parlamento. E os portugueses, o que dizem?

Num estudo realizado pela multidados.com - the research agency em parceria com a Guess What, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, concluiu-se que 73% dos portugueses são a favor da despenalização da eutanásia. Os que votaram contra indicam a religião como justificação.

Os investigadores quiseram ainda avaliar se os portugueses são a favor da discussão do tema e a maioria (85,5%) votou 'sim'. Porém, apenas 13,6% admitem conhecer perfeitamente o assunto, "enquanto 56,5% dizem conhecer o tema razoavelmente".

Em 'cima da mesa', nos últimos dias, tem estado igualmente a possibilidade de um referendo. A esta hipótese, "80,8% dos inquiridos" deram parecer favorável, sendo que destes portugueses "67,8% votariam a favor da despenalização. Caso a despenalização avançasse, 61,1% dos portugueses consideram que esta deveria ser administrada pelos médicos".

Já no que toca à condição psicológica dos doentes, "a maioria - 73,9% - considera que deve haver avaliação psicológica".

E quanto a quem compete a tomada de decisão para pôr fim à vida, 75,8% dos inquiridos consideram que esta deve ser tomada pelo doente. O local onde a eutanásia deve ocorrer "seria, para 36,9%, um hospital, seguido por outra opção à escolha do doente (31,3%)".

Para realizar este estudo foi recolhida uma amostra de 1000 respostas, entre os dias 14 e 19 de fevereiro de 2020.

Recorde-se que, ao início da tarde, a eutanásia regressa então à Assembleia da República. Os deputados irão votar nominalmente os cinco projetos-lei do BE, partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), PS, PEV e Iniciativa Liberal. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório