Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Universidade do Minho planta 450 árvores para diminuir pegada carbónica

Cerca de 100 voluntários plantaram 450 árvores no Ecocircuito da Encosta do Sol, em Gualtar, Braga.

Universidade do Minho planta 450 árvores para diminuir pegada carbónica
Notícias ao Minuto

22:22 - 19/02/20 por Silvia Abreu

País Pegada ecológica

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) em cooperação com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e com o Município de Braga plantaram, esta quarta-feira, 450 árvores no Ecocircuito da Encosta do Sol, em Gualtar, para diminuir a pegada carbónica.

Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, declarou que "a ideia é compensar a pegada ecológica deixada pelo Campeonato Europeu Universitário de Futsal 2019”.

Esta iniciativa esteve inserida no Plano de Sustentabilidade delineado pelo Comité Organizador do Campeonato, que decorreu entre 15 e 23 de julho de 2019, sobre o lema 'Playing for the Planet', que visou o uso eficiente de recursos, o fomento da economia circular, o combate às alterações climáticas e a promoção da responsabilidade social e do bem-estar de todos os atletas e equipas técnicas.

A plantação das árvores - a última iniciativa prevista neste âmbito - foi para António Paisana, administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, "o culminar de um trabalho em pro da sustentabilidade levado a cabo durante a organização do campeonato".

O Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Rui Oliveira, salienta que a iniciativa permite destacar "a responsabilidade social do Europeu", referindo que com esta iniciativa marcam "o início da recuperação" daquilo que foi consumido durante o campeonato.

Foi plantada uma árvore por cada atleta participante no Europeu de Futsal. Entre as 450 árvores autóctones estão carvalhos, sobreiros, pinheiros e medronheiros, oferecidas pela Câmara Municipal. A ação contou ainda com o apoio da Junta de freguesia de Gualtar, que é responsável pelo espaço.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório