Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Suinicultores já podem pedir online guias de circulação

Os produtores de suínos já podem solicitar 'online' guias de circulação, para exploração e entreposto para abate, desmaterializando-se o processo de notificação de ocorrências à base de dados do sistema de registo animal, avançou a DGAV.

Suinicultores já podem pedir online guias de circulação
Notícias ao Minuto

15:10 - 19/02/20 por Lusa

País DGAV

"Prosseguindo o objetivo de desmaterialização do processo de notificação de ocorrências à base de dados do Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA), bem como do controlo em tempo real da movimentação dos animais de acordo com classificações e estatutos sanitários das explorações, o processo de movimentação dos suínos sofreu alterações passando as guias de circulação a ser emitidas através do SNIRA -- iDigital no Sistema Informativo da Sanidade de Suínos (SISS)", lê-se numa nota publicada no 'site' da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Já a partir de março, estas guias de circulação vão passar a ser, exclusivamente, emitidas através do SISS.

Por outro lado, os produtores que recebam animais na exploração ou no entreposto têm até sete dias para comunicar a informação à base de dados.

A aplicação utilizada para este efeito funciona na plataforma iDigital, já utilizada, por exemplo, para a movimentação de bovinos, ovinos e caprinos, bem como para as declarações de existência de suínos.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório