Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AML pede abertura imediata da esquadra de Carnide da PSP

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou hoje, por unanimidade, uma moção pela abertura imediata da esquadra de Carnide da PSP, encerrada desde outubro por falta de condições.

AML pede abertura imediata da esquadra de Carnide da PSP
Notícias ao Minuto

18:28 - 18/02/20 por Lusa

País Lisboa

O documento, apresentado pelo grupo municipal do PCP, pede à Câmara de Lisboa (liderada pelo PS) que solicite ao Ministério da Administração Interna (MAI) a realização, "de imediato", das obras necessárias à reabertura da esquadra "o mais brevemente possível".

A moção, aprovada em sessão plenária, refere que "é conhecida há muitos anos a premência da realização de obras que melhorem não só as condições de quem lá trabalha, como também a quem ela recorre".

"A população daquela freguesia tem reclamado a reabertura desta esquadra, que, segundo os próprios, desempenhava um imprescindível trabalho de proximidade e era garante da segurança de pessoas e bens", lê-se no texto, que também já foi aprovado unanimemente pela autarquia.

Na segunda-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, avançou à Lusa que o MAI prevê construir uma nova esquadra da PSP em Carnide, tendo em conta que a atual só pode ser reaberta caso seja resolvido um problema estrutural.

No mesmo dia, moradores e autarcas protestaram para exigir as chaves desta esquadra, disponibilizando-se para realizar as obras necessárias com vista à sua reabertura.

Na ocasião, o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa (PCP), voltou a defender a reabertura imediata da esquadra da PSP, embora tenha manifestado satisfação com o anúncio do MAI.

Fábio Sousa reúne-se na quarta-feira, às 17:30, nos Paços do Concelho, com o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, para discutir esta situação.

Em dezembro, Fábio Sousa adiantou que quase três mil pessoas tinham assinado uma petição para a reabertura da esquadra, defendendo que têm faltado respostas para se reverter o encerramento daquele posto.

Na sessão plenária de hoje da AML, o grupo municipal do PS anunciou ainda que irá solicitar um debate temático sobre o racismo, na sequência dos insultos racistas de adeptos vimaranenses ao jogador do FC Porto Marega, que acabou por abandonar o campo ao minuto 71 de uma partida, no domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório