Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Enfermeiros portugueses em concurso da OMS com fotografia inspiradora

'Cuidar do Amor para que a Vida Não Pare' foi o tema escolhido pelos enfermeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Enfermeiros portugueses em concurso da OMS com fotografia inspiradora
Notícias ao Minuto

11:47 - 17/02/20 por Filipa Matias Pereira

País Enfermeiros

Enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica da Maternidade Daniel de Matos – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) - participaram num concurso da Organização Mundial de Saúde (OMS) com uma fotografia inspiradora subordinada ao tema 'Cuidar do Amor para que a Vida Não Pare'.

A fotografia escolhida para esta participação "nasceu, literalmente em cima do tempo, mas no tempo devido”, refere Marília Cardoso, enfermeira gestora da Urgência e Medicina Materno Fetal da Maternidade Daniel de Matos, num comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto.

A enfermeira, que é também coordenadora das sessões práticas de um curso de preparação para o parto, "mobilizou as enfermeiras da sua unidade e da Cirurgia e Puerpério que, em conjunto com médicos, seguranças, assistentes operacionais, utentes internadas e um casal com o seu recém-nascido conceberam a imagem que responde à questão: 'O que significa para si ser Enfermeira/Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica?'".

Não tardou até que todos quisessem "fazer parte e ver o resultado”, revelou ainda a enfermeira que aproveitou a oportunidade para agradecer o entusiasmo partilhado.

Este é o primeiro festival cinematográfico 'Saúde Para Todos', da OMS, na categoria de Enfermeiras e Enfermeira Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica e, revela ainda o comunicado, pretende mostrar "o valor, força, diversidade e unidade das enfermeiras e enfermeiras especialistas em Saúde Materna e Obstétrica enquanto trabalhadoras da saúde".

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros parabeniza todas as enfermeiras, profissionais de saúde e demais envolvidos nesta ação que “contribui para sensibilizar a sociedade em geral para a importância, valor e empenho dos enfermeiros, uma vez que são eles que estão com os pacientes, desde o primeiro ao último minuto das suas vidas”, sublinha Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório