Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Graça Freitas afirma que todos os testes aos repatriados "deram negativo"

A Direção-Geral de Saúde refere que segunda-feira já terá uma lista da segunda linha de hospitais preparada para receber pacientes suspeitos ou que tenham o Covid-19. Admite que as duas alunas do Politécnico de Bragança até podem não ser colocadas em quarentena.

Graça Freitas afirma que todos os testes aos repatriados "deram negativo"
Notícias ao Minuto

17:20 - 15/02/20 por Notícias Ao Minuto

País Coronavírus

Na conferência de imprensa diária da Direção-Geral da Saúde (DGS), que serviu para marcar o fim do período de isolamento dos 20 cidadãos que foram repatriados de Wuhan, na China, Graça Freitas salientou que todos os testes a que foram submetidos "deram negativo" e que estiveram "assintomáticas" todos os dias que passaram em quarentena. Os 20 cidadãos tiveram alta do Hospital Curry Cabral este sábado às 15h. 

Graça Freitas esclareceu que estas 20 pessoas que regressam a casa não têm qualquer tipo de restrição. "Se houvesse restrições, o período de isolamento não teria terminado", sublinhou a diretora da DGS.

A responsável da DGS ressalvou que o "ambiente era muito positivo" e que se "percebia que houve muita entreajuda e companheirismo entre as pessoas em quarentena e os profissionais".

Sobre a segunda linha de hospitais preparada para receber pacientes suspeitos ou que tenham sido contagiados com o Covid-19, Graça Freitas frisou que esta segunda-feira a DGS já vai ter uma lista de hospitais prontos para receberem doentes ou casos suspeitos. 

A diretora da DGS também abordou a situação das duas alunas chinesas do Instituto Politécnico de Bragança e contrariou as declarações do presidente do Politécnico, Orlando Rodrigues, que afirmou esta sexta-feira que as duas alunas iam ficar de quarentena

"O Instituto Politécnico de Bragança disse que estava a seguir as indicações da DGS, mas não são indicações diretas", realçou Graça Freitas. "Pode não ser necessário que as duas alunas sejam colocadas em quarentena. Elas não vêm de Wuhan e não vêm de uma zona assim tão perto. Tem ser analisada muito pontualmente a história das pessoas". 

[Notícia atualizada às 17h48]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório