Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Eleição dos presidentes das CCDR prevista até junho

O Governo reiterou hoje que até junho deste ano os presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) vão passar a ser eleitos, uma medida considerada como um dos passos para preparar a regionalização.

Eleição dos presidentes das CCDR prevista até junho
Notícias ao Minuto

17:32 - 14/02/20 por Lusa

País Alexandra Leitão

De acordo com a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, o plano, que se mantém, é o de que "o diploma [para a eleição dos presidentes das CCDR] ficaria desejavelmente em vigor no fim do primeiro trimestre [de 2020] e a eleição ocorreria ainda durante o primeiro semestre".

"Portanto, eventualmente junho. É esse o calendário que mantemos", sublinhou a ministra, quando está previsto que o parlamento volte a debater a regionalização do país, na próxima quarta-feira, a pedido do PCP e do Bloco de Esquerda.

A governante falava aos jornalistas no final de uma reunião do Conselho de Concertação Territorial, realizada hoje, em Lisboa, na qual foi feito um balanço do processo de descentralização de competências do Estado para a Administração Local e "também do que se pretende fazer no quadro das CCDR".

"Quanto à regionalização, o que foi dito é que nenhum destes dois processos - seja a descentralização, seja a democratização da eleição dos presidentes das CCDR -- brigam, digamos assim, com a matéria da regionalização", acrescentou hoje a ministra.

No final de novembro, o primeiro-ministro, António Costa, revelou que a eleição das Comissões de Coordenação avançaria no início de 2020, "para criar no país a confiança necessária para os passos seguintes", nomeadamente a eleição direta das Áreas Metropolitanas e a regionalização.

"Já no primeiro semestre de 2020, queremos que seja possível proceder ao reforço da legitimidade democrática para que as CCDR possam assumir plenamente o desenvolvimento de estratégias regionais. Este é o momento certo e não deve haver qualquer tipo de adiamento. Este não é o passo que todos anseiam, mas é o que desde já deve ser dado para criar no país a confiança necessária para os passos seguintes", disse António Costa no encerramento do XXIV da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu em Vila Real.

"Conforme consta do nosso programa, damos assim um passo importante para consolidar, no quadro regional, e democratizar o seu funcionamento, sem antecipar decisões futuras sobre regionalização. Mas também nada fazendo que possa comprometer quando for essa a decisão soberana da vontade popular, de uma verdadeira regionalização", justificou.

Segundo disse então o primeiro-ministro, a intenção do Governo para as CCRD é a "eleição indireta dos presidentes das CCDR por um colégio eleitoral vasto", antes de debater os próximos fundos comunitários.

Esse colégio eleitoral será, disse, "composto por presidentes e vereadores das câmaras municipais e por presidentes e membros das Assembleias Municipais, incluindo presidentes das juntas de freguesia".

"Por outro lado, o Governo vai integrar nas CCDR os serviços desconcentrados do Estado", em áreas como a Saúde, Cultura, Turismo, Conservação da Natureza e Florestas, "sem prejuízo da transferência de algumas das competências para as CIM [Comunidades Intermunicipais] e Áreas Metropolitanas", indicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório