Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Tancos: Juiz quer que Supremo avalie se Costa violou o segredo de justiça

As respostas do primeiro-ministro no âmbito do caso de Tancos foram divulgadas na página da presidência do Conselho de Ministros.

Tancos: Juiz quer que Supremo avalie se Costa violou o segredo de justiça
Notícias ao Minuto

15:37 - 14/02/20 por Filipa Matias Pereira

País Tancos

O juiz Carlos Alexandre, que dirige a fase de instrução do processo de Tancos, pretende que o Supremo Tribunal avalie o facto de terem sido divulgadas pelo Governo as 100 respostas de António Costa no âmbito do caso. Em causa poderá estar uma violação do segredo de justiça.

A informação foi avançada pela RTP e, de acordo com o meio de comunicação, a procuradoria de primeira instância já tinha dito a Carlos Alexandre que não tinha competência para decidir sobre a questão.

Agora compete ao Ministério Público, junto do Supremo, decidir se abre ou não inquérito à eventual violação.

Já num despacho datado de 5 de fevereiro, o juiz Carlos Alexandre referiu que os autos se encontram em segredo de justiça externo e que, depois de ter tido conhecimento de que foi publicado na página da presidência do Conselho de Ministros uma cópia das respostas do depoimento escrito de António Costa, decidiu notificar o Ministério Público para se pronunciar sobre a divulgação.

O primeiro-ministro respondeu por escrito, como testemunha arrolada pelo ex-ministro da Defesa e arguido Azeredo Lopes, às perguntas formuladas pelo juiz sobre o furto e a recuperação das armas dos paióis de Tancos e justificou a publicação das mesmas em virtude de respostas "parciais" que haviam sido publicadas na imprensa nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório