Covid-19: Há um novo caso suspeito em Portugal. Trata-se de uma criança

O menor, que regressou recentemente da China, foi encaminhado "para o Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central".

Hospital Dona Estefânia será centro de saúde e espaço dedicado à criança

© Wikimedia Commons

Ana Lemos
14/02/2020 13:06 ‧ 14/02/2020 por Ana Lemos

País

Coronavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa, em comunicado enviado às redações, que "foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (COVID-19) em Portugal, após avaliação clínica e epidemiológica".

Trata-se de "uma criança regressada da China que foi encaminhada para o Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central".

A criança, cuja idade e sexo não são revelados pela DGS, está "internada" na unidade pediátrica de referência para estas situações, e "serão realizadas colheitas de amostras biológicas para análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA)".

Só depois de conhecidos os resultados dessas análises é que a DGS fará um novo ponto da situação.

Este, que é já o "sétimo caso" suspeito de infeção por novo coronavírus (COVID-19) em Portugal e o primeiro numa criança, é conhecido no mesmo dia em que o grupo de 20 cidadãos repatriados de Wuhan, na China, está prestes a terminar o período de 14 dias de quarentena voluntária. Ainda esta tarde deverão ser conhecidos os resultados dos últimos testes que farão para despistar uma possível infeção por coronavírus e, caso o resultado dê negativo, terão alta este sábado (dia 15).

No último balanço feito pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), existem, neste momento, 35 casos confirmados na União Europeia (UE): 16 na Alemanha, 11 em França, três em Itália, dois em Espanha e um na Bélgica, na Finlândia e na Suécia. A estes acrescem, na Europa, nove casos no Reino Unido.

Quanto a balanços mundiais da Comissão Nacional de Saúde da China, estão reportadas oficialmente 121 mortes, nas últimas 24 horas, pelo novo coronavírus, recentemente designado Covid-19, fixando em 1.380 o número total de vítimas mortais em todo o continente chinês.

[Notícia atualizada às 22h17 - com os resultados dos testes realizados, na tarde desta sexta-feira, à criança e ao grupo de 20 cidadãos repatriados]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas