Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Covid-19: Há um novo caso suspeito em Portugal. Trata-se de uma criança

O menor, que regressou recentemente da China, foi encaminhado "para o Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central".

Covid-19: Há um novo caso suspeito em Portugal. Trata-se de uma criança
Notícias ao Minuto

13:06 - 14/02/20 por Ana Lemos

País Coronavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa, em comunicado enviado às redações, que "foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (COVID-19) em Portugal, após avaliação clínica e epidemiológica".

Trata-se de "uma criança regressada da China que foi encaminhada para o Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central".

A criança, cuja idade e sexo não são revelados pela DGS, está "internada" na unidade pediátrica de referência para estas situações, e "serão realizadas colheitas de amostras biológicas para análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA)".

Só depois de conhecidos os resultados dessas análises é que a DGS fará um novo ponto da situação.

Este, que é já o "sétimo caso" suspeito de infeção por novo coronavírus (COVID-19) em Portugal e o primeiro numa criança, é conhecido no mesmo dia em que o grupo de 20 cidadãos repatriados de Wuhan, na China, está prestes a terminar o período de 14 dias de quarentena voluntária. Ainda esta tarde deverão ser conhecidos os resultados dos últimos testes que farão para despistar uma possível infeção por coronavírus e, caso o resultado dê negativo, terão alta este sábado (dia 15).

No último balanço feito pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), existem, neste momento, 35 casos confirmados na União Europeia (UE): 16 na Alemanha, 11 em França, três em Itália, dois em Espanha e um na Bélgica, na Finlândia e na Suécia. A estes acrescem, na Europa, nove casos no Reino Unido.

Quanto a balanços mundiais da Comissão Nacional de Saúde da China, estão reportadas oficialmente 121 mortes, nas últimas 24 horas, pelo novo coronavírus, recentemente designado Covid-19, fixando em 1.380 o número total de vítimas mortais em todo o continente chinês.

[Notícia atualizada às 22h17 - com os resultados dos testes realizados, na tarde desta sexta-feira, à criança e ao grupo de 20 cidadãos repatriados]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório