Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Óbidos é o concelho da região Oeste que mais recicla

Óbidos é o município da região Oeste que mais resíduos recicla, tendo cada habitante enviado para triagem 91 quilogramas de detritos em 2019, ultrapassando a média de 55 quilogramas por pessoa registada nos 19 concelhos servidos pela Valorsul.

Óbidos é o concelho da região Oeste que mais recicla
Notícias ao Minuto

20:33 - 13/02/20 por Lusa

País Óbidos

A região do Oeste "regista os maiores crescimentos" no que respeita à reciclagem na área coberta pelo sistema da Valorsul, que inclui concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), de acordo com os dados de 2019 facultados hoje pela empresa à agência Lusa.

Óbidos (no distrito de Leiria) lidera a tabela dos concelhos que mais reciclam (91 quilogramas por habitante), situando-se acima da média dos concelhos abrangidos pelo sistema, onde, em média, cada habitante separou e enviou para os centros de triagem "55 quilogramas de materiais" posteriormente reencaminhados para indústrias recicladoras.

Peniche (Leiria), com 71 quilogramas por habitante, e Lourinhã (Lisboa), com 67 quilogramas, são os dois outros concelhos acima da média no que toca à separação de resíduos.

Entre os concelhos com maior crescimento em termos de reciclagem, a empresa destaca ainda Nazaré (55 quilogramas por pessoa), Caldas das Rainha e Torres Vedras (52), Bombarral (48), Alcobaça, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço (44), Cadaval (43) e, a fechar a lista, Rio Maior e Alenquer (37), e Azambuja, com 32 quilogramas por habitante.

O desempenho destes municípios (todos com um crescimento acima do 25%) resultou na entrada de "cerca de 20,4 mil toneladas de materiais" no Centro de Triagem do Oeste, situado no Cadaval (Lisboa), que registou em 2019 um crescimento de 22% em relação a 2018.

De acordo com o balanço efetuado pela Valorsul, no total foram entregues nos dois centros de triagem (Cadaval e Lumiar) "mais de 93 mil toneladas" de resíduos em 2019, representando um aumento de 8,5 mil toneladas de material para reciclar relativamente ao ano anterior.

Na AML, Lisboa é o concelho que mais recicla, com cada habitante a separar, em média, 102 quilogramas de resíduos por ano.

Em todos os outros concelhos da AML que fazem parte da Valorsul a separação fica abaixo da média dos 55 quilogramas por pessoa.

No ano passado, a reciclagem, em termos globais, aumentou em todos os materiais (vidro, papel e cartão, plástico e metal), sendo que a separação nos ecopontos para deposição de plástico e metal foi a que registou um crescimento superior, de 13% face ao ano anterior.

A separação de vidro para reciclagem teve um crescimento de 10% e, por último, a reciclagem de papel e cartão aumentou 9%.

Segundo a empresa, na região Oeste a deposição nos ecopontos foi "ainda mais positiva", com crescimentos de 20% no vidro, 21% no papel/cartão e 25% de entrega de embalagens de plástico e metal.

Este crescimento "deveu-se a um forte investimento na recolha seletiva realizado pela empresa, com mais 1.500 ecopontos, mais 28 viaturas de recolha e campanhas de sensibilização", explica a Valorsul em comunicado.

As aquisições inserem-se no plano de investimentos da empresa que prevê aplicar até ao próximo no 45 milhões de euros na melhoria da gestão de resíduos, dos quais 16 milhões destinados à recolha seletiva e triagem de recicláveis.

No mesmo comunicado, a empresa diz ainda ter cumprido a meta de "não ultrapassar os 16% de resíduos biodegradáveis depositados em aterro", tendo enviado para reciclagem "40% dos seus resíduos urbanos".

A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste (Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira), servindo 1,6 milhões de habitantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório