Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

'Comidas da Matança' vão 'reinar' em restaurantes de Portalegre

Os pratos à base de carne de porco vão "reinar" à mesa de 22 restaurantes de Portalegre durante uma quinzena gastronómica dedicada às "Comidas da Matança" que começa no sábado, divulgou hoje o município.

'Comidas da Matança' vão 'reinar' em restaurantes de Portalegre
Notícias ao Minuto

12:54 - 13/02/20 por Lusa

País Portalegre

A iniciativa, promovida pela Câmara de Portalegre, vai decorrer até ao dia 01 de março para promover a gastronomia regional e os estabelecimentos de restauração do concelho.

"É uma forma de incentivar as pessoas a frequentar os nossos restaurantes e de os divulgar, apelando aos sabores tradicionais, pois todos nós em Portalegre nos lembramos do cheiro das matanças. É para apelar a essas memórias gastronómicas", justificou o vereador do município João Nuno Cardoso, em declarações à agência Lusa.

O autarca recordou que "fazem parte do imaginário" dos habitantes de Portalegre as matanças que ocorriam antigamente nesta altura do ano, em diversas casas e cozinhas de fumeiro.

"Era nesta altura do ano que se faziam as tradicionais matanças do porco, nas cozinhas de fumeiro, e é para lembrar esta memoria de todos, que faz parte da nossa cultura, que decidimos fazer esta quinzena gastronómica", acrescentou.

No concelho de Portalegre, segundo o autarca, funcionam atualmente três salsicharias, tendo uma "expressão grande" na economia local.

A partir da carne de porco, uma das mais utilizadas na cozinha alentejana, poderão ser degustadas diferentes entradas e pratos, que vão desde as sopas de cachola às febrinhas do alguidar, passando pelas migas de batata com entrecosto frito ou a carne de porco à alentejana.

Os restaurantes aderentes têm ainda para oferecer nas suas ementas miolada com rim, entremeadas, bochechas e cachaço de porco assado, sem esquecer o toucinho frito, paio de porco preto, abanicos, lagartinhos, cabeça de xara, linguiça, farinheira ou a cacholeira branca de Portalegre.

De acordo com a autarquia, a quinzena gastronómica "Comidas da Matança" é a primeira a realizar este ano, seguindo-se, depois, outras dedicadas aos "Sabores da Páscoa & Doces Conventuais", "Santos e Sardinhadas", "Comidas com Cebola" e uma outra sobre os "Vinhos de Portalegre".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório