Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Castanheiro milenar português é candidato a Árvore Europeia 2020

Um castanheiro milenar de Vales, aldeia de Vila Pouca de Aguiar, recebe na sexta-feira o galardão de Árvore Portuguesa 2020 e está a disputar o Concurso Europeu de Árvore do Ano, anunciou hoje o promotor da iniciativa.

Castanheiro milenar português é candidato a Árvore Europeia 2020
Notícias ao Minuto

12:23 - 13/02/20 por Lusa

País Árvore

Esta é considerada uma das árvores "mais grossas" de Portugal, possui "mais de mil anos", tem 21 metros de altura e um tronco com um perímetro de 14 metros, sendo necessárias mais de 10 pessoas para o abraçar.

A União da Floresta Mediterrânea (UNAC), promotora da iniciativa em Portugal, vai entregar o galardão na sexta-feira, junto ao castanheiro, na aldeia de Vales, Tresminas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real.

A UNAC salientou, em comunicado, que a iniciativa pretende "sensibilizar a sociedade para o património natural, incluindo os seus monumentos vivos, de que o castanheiro de Vales é um singular exemplar".

O proprietário Fernando Marques mostrou-se orgulhoso da distinção e realçou que os principais prémios são a divulgação e os visitantes que poderão chegar à aldeia para ver esta árvore cuja "enorme cavidade" tem servido de brincadeiras a muitas crianças ao longo de gerações.

O produtor está a plantar vários exemplares para dar continuidade a esta espécie de castanheiro em Vales e explicou que ele "consegue produzir duas qualidades de castanha, a côta e a longal, que são as mais típicas desta região".

Nesta última campanha produziu cerca de 250 quilos deste fruto.

O castanheiro de Vales está já classificado como Árvore de Interesse Público pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF) sendo considerada uma "das árvores mais grossas de Portugal", dentro da sua espécie.

Em Portugal, a produção de castanha está essencialmente concentrada em Trás-os-Montes e Alto Douro, com cerca de 80% da área plantada e da castanha produzida no país. Trata-se de uma cultura importante quer pela produção de madeira quer pela produção de fruto.

O castanheiro de Vales é agora o representante nacional no 10.º Concurso Europeu de Árvore do Ano - Tree of the year 2020 - organizado desde 2011 pela Environmental Partnership Association (EPA) e que conta com a participação de 16 países europeus.

As votações decorrem até ao dia 29 de fevereiro e podem ser feitas através de um sistema de votação 'online', em que cada votante seleciona duas árvores e confirma o voto através de um link que lhe é enviado para o e-mail.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório