Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Especialistas debatem em Coimbra projetos e investigação sobre incêndios

Investigadores vão debater, na sexta-feira, em Coimbra, projetos de investigação em curso na área da prevenção e combate a incêndios florestais e "novos caminhos de investigação" nesta temática, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

Especialistas debatem em Coimbra projetos e investigação sobre incêndios
Notícias ao Minuto

14:38 - 12/02/20 por Lusa

País Incêndios

Resultados de "18 projetos de investigação em curso na área da prevenção e combate a incêndios florestais", financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), vão ser apresentados na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC) durante o "primeiro workshop sobre investigação científica e desenvolvimento tecnológico na área da prevenção e combate a incêndios florestais".

O encontro pretende "maximizar os resultados dos projetos em curso e promover sinergias entre os vários grupos de investigação a trabalhar nesta área", afirma a UC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Um dos projetos -- FIRESTORM -- está a estudar "a dinâmica dos grandes incêndios florestais, nomeadamente as condições associadas a eventos extremos em incêndios florestais, com o objetivo de melhorar a compreensão do seu comportamento e evolução, e a capacidade de os prever", refere a UC.

Esta investigação é liderada por Domingos Xavier Viegas, catedrático da FCTUC e coordenador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), e tem como parceiros o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Universidade de Aveiro e o Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico (IST), de Lisboa.

Liderado por uma equipa do Instituto de Sistemas e Robótica do IST, o FIREFRONT, que tem como parceiros o Instituto de Telecomunicações, a ADAI, a Força Aérea Portuguesa, a empresa UAVision e o Aeroclube de Torres Vedras, é outro dos projetos a ser apresentado.

No âmbito daquele estudo, está ser desenvolvida "uma solução de apoio ao combate a fogos florestais através da deteção e seguimento em tempo real das frentes de incêndio e eventuais reacendimentos", com recurso, designadamente, a veículos aéreos tripulados e a drones.

Destaque também para o McFIRE, projeto que, tendo por base o modelo usado para o cálculo do Índice Meteorológico de Risco de Incêndio, visa desenvolver um modelo de previsão do risco de incêndio face à nova realidade climática.

Coordenado por Jorge Raposo, da ADAI, o McFIRE conta com a participação da Universidade do Algarve e dos institutos politécnicos de Viana do Castelo e de Viseu.

Após um ano de execução dos projetos cujos concursos foram lançados em 2017, Domingos Xavier Viegas, um dos organizadores do 'workshop', entende que "é importante iniciar um ciclo de eventos" que permita "discutir assuntos de interesse comum".

Em particular, sustenta o investigador, citado pela UC, é necessário "pensar em formas de colaboração para maximizar quer os resultados dos projetos, quer os serviços" que possam ser prestados à comunidade.

Nos dois concursos (em 2017 e 2018) promovidos pela FCT, verifica-se que "há muita complementaridade entre os vários projetos de investigação", por isso, acrescenta Domingos Xavier Viegas, se propõe que "haja aproveitamento de recursos e de conhecimentos e partilha de informação entre os investigadores", para que possa haver "continuidade nos financiamentos, mas com equipas e projetos mais robustos".

O catedrático da FCTUC realça ainda que se pretende identificar "os grandes problemas" e onde "há capacidade para explorar e trabalhar, para, posteriormente, se desenvolver projetos de maior dimensão".

No fundo, sintetiza, procura-se, de algum modo, "ajudar a FCT a encontrar novos caminhos de investigação na temática dos incêndios florestais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório