Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Morreu o antigo ministro Álvaro Barreto

Álvaro Barreto, ex-ministro de vários governos sociais-democratas, morreu, esta segunda-feira, aos 84 anos.

Morreu o antigo ministro Álvaro Barreto
Notícias ao Minuto

14:03 - 10/02/20 por Silvia Abreu com Lusa

País Álvaro Barreto

O ex-governante Álvaro Barreto morreu, esta segunda-feira, aos 84 anos. A informação foi avançada num primeiro momento pelo jornal Público e entretanto confirmada à agência Lusa por outro antigo governante social-democrata.

Fonte do PSD adiantou à agência Lusa que o velório de Álvaro Barreto, que morreu ao princípio da tarde desta segunda-feira, está previsto para terça-feira à tarde, na Igreja do Campo Grande, em Lisboa.

Álvaro Barreto foi ministro de sete governos constitucionais, com Carlos Alberto Mota Pinto, Francisco Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Mário Soares, Cavaco Silva (duas vezes) e Pedro Santana Lopes.

Licenciado em engenharia civil e com um percurso profissional de gestor empresarial - destacou-se nas presidências da TAP e da Soporcel -, Álvaro Barreto exerceu pela primeira vez funções governativas em 1978, num Governo liderado por Mota Pinto e que resultou de iniciativa do então Presidente da República, Ramalho Eanes. Nesse Governo, exerceu as funções de ministro da Indústria e da Tecnologia.

No VI Governo Constitucional, liderado por Francisco Sá Carneiro (da Aliança Democrática PSD/CDS/PPM), Álvaro Barreto foi ministro da Indústria e da Energia, transitando para a pasta da Integração Europeia no executivo seguinte (também da AD) chefiado por Francisco Pinto Balsemão.

Com a formação do Governo do Bloco Central, de coligação entre o PS e o PSD, tendo como primeiro-ministro Mário Soares, passou a exercer as pastas do Comércio e do Turismo.

Álvaro Barreto fez depois parte dos dois primeiros dos três governos liderados por Aníbal Cavaco Silva, tendo sido ao longo de seis anos (1985/1991) ministro da Agricultura e das Pescas.

Exerceu pela última vez funções governativas em 2004, no XVI Governo Constitucional de Pedro Santana Lopes, tendo desempenhado o lugar de ministro de Estado, da Economia e do Trabalho.

Na legislatura entre 1991 e 1995, durante o segundo Governo de maioria absoluta de Cavaco Silva, Álvaro Barreto foi deputado no Grupo Parlamentar do PSD.

No plano político, enquanto deputado, sobretudo na segunda metade dessa legislatura (1993/1995), destacou-se como um dos principais críticos da situação interna do seu partido e do Governo.

Entretanto, PSD fez saber que recebeu, com consternação, a notícia da morte de Álvaro Barreto e lembrou a sua "vida dedicada à causa pública" como ex-ministro de Sá Carneiro e Cavaco Silva.

"Álvaro Barreto teve uma vida dedicada à causa política, tendo sido ministro nos Governos de Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão, Mário Soares, Carlos Mota Pinto, Cavaco Silva e Pedro Santana Lopes. A seu cargo, enquanto ministro, teve ainda seis pastas diferentes: da Indústria, da Agricultura, da Integração Europeia, do Comércio e Turismo, das Atividades Económicas e do Trabalho", pode ler-se numa nota publicada no site do partido.

direção do PSD, liderada por Rui Rio, ainda "relembra o seu legado", enviando condolências à família de Álvaro Barreto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório