Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Obras no Porto das Pipas arrancam até final do primeiro semestre de 2020

As obras de requalificação do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, que incluem a construção de uma rampa 'roll-on/roll-off' ('ro-ro'), deverão arrancar até ao final do primeiro semestre deste ano.

Obras no Porto das Pipas arrancam até final do primeiro semestre de 2020
Notícias ao Minuto

14:07 - 10/02/20 por Lusa

País Açores

"O contrato é agora enviado para visto do Tribunal de Contas, o que demorará, imagino que não mais do que um mês. Não se anteveem problemas", afirmou hoje a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores, Ana Cunha, em declarações aos jornalistas, em Angra do Heroísmo.

A governante falava à margem da assinatura do contrato da empreitada de construção da rampa para navios 'ro-ro' e 'ferry' e das obras complementares para melhoramento da operacionalidade e do abrigo no Porto das Pipas.

A empreitada, adjudicada ao consórcio Sacyr-Somague, S.A./Sacur-Neopul, S.A, por cerca de 14 milhões de euros, tem um prazo de execução de 24 meses.

A intervenção contempla o aumento do cais e o prolongamento do manto de proteção ao muro de cortina existente, permitindo a operação de navios de cruzeiros temáticos, e a construção de uma rampa ro-ro, para que os 'ferries' que efetuam as ligações entre Angra do Heroísmo e a Calheta (São Jorge) possam desembarcar viaturas.

"As principais valências de melhorias com esta obra prendem-se não só com as condições de abrigo, como com a melhoria da operacionalidade, com a concretização da última das rampas 'ro-ro' previstas construir, com a potenciação do transporte marítimos de passageiros e viaturas e também com a dinamização do porto para acolhimento de um determinado segmento de mercado de cruzeiros ditos temáticos ou de expedição", frisou a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas.

Em 2008, o executivo açoriano, então liderado por Carlos César (PS), prometeu a construção de um cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo, que chegou a estar orçado em cerca de 60 milhões de euros.

Em fevereiro de 2014, o então secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga (PS), anunciou que o Governo Regional tinha desistido de construir um cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo, substituindo-o pela construção de uma rampa 'ro-ro'.

Questionada sobre os motivos do atraso na concretização da obra, Ana Cunha, que substituiu Vítor Fraga em 2017, admitiu que existiram "desafios técnicos" e salientou que estes processos são demorados.

"Anunciado o objetivo, as pessoas têm a expectativa de que ele se realize no mais curto espaço de tempo. Há, no entanto, sempre um procedimento que tem de ser seguido e que nem sempre é percetível por parte das pessoas, em geral, e que fazem com que não seja tão imediato", apontou.

As obras decorrerão durante dois anos, mas o executivo açoriano prevê que a operação da Atlânticoline, que liga Angra do Heroísmo à Calheta nos meses de verão, não seja afetada.

"Terá de ser articulada com o empreiteiro, mas o objetivo é manter a operação ", adiantou a secretária regional.

O presidente do município de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses (PS), disse estar "absolutamente satisfeito" com o projeto final da obra.

"Creio que neste momento o Governo Regional está de parabéns pelo percurso feito. Foi um percurso com dificuldades técnicas, com um conjunto de questões que foram sendo levantadas, mas, num exercício de diálogo e de concertação entre todos os interesses envolvidos, creio que chegámos a uma excelente solução", frisou.

Segundo Álamo Meneses, a requalificação do Porto das Pipas vai permitir melhorar as acessibilidades a Angra do Heroísmo e virar novamente a cidade para o mar.

"Angra sempre foi uma cidade que viveu do mar, aliás toda a sua história está ligada a esta função de porto e o facto de termos estado aqui umas décadas desviados do centro dessa atividade não nos trouxe obviamente grandes vantagens, antes pelo contrário. É uma forma de irmos recuperando um espaço que precisamos de ter", apontou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório