Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

'Dólares Negros'. GNR encontra 29 mil euros em notas falsas para burla

Os militares apreenderam ainda 3300 quilos de pinhões, com uma valor aproximado de 34 mil euros.

'Dólares Negros'. GNR encontra 29 mil euros em notas falsas para burla
Notícias ao Minuto

10:28 - 08/02/20 por Notícias ao Minuto

País Coruche

O Comando Territorial de Santarém, através do Destacamento Territorial de Coruche, detetou, na passada quinta-feira, um esquema de burla, conhecido como 'Dólares Negros' - método que consiste em convencer as vítimas da possibilidade de multiplicar dinheiro de forma fácil, através de um reagente químico que apenas necessita estar em contacto com uma nota verdadeira. 

Num comunicado enviado este sábado às redações, a força militar esclarece que na mesma operação ainda evitou furto de pinhões

Após ter conseguido localizar e apreender uma viatura suspeita de ter sido utilizada em furtos a pinhais, a GNR encontrou no interior do veículo 28,900 euros falsos - em 39 notas de 500 euros e 47 notas de 200 euros - que se presume estarem relacionadas com crimes de roubo e com o referido esquema de burla.

Os militares apreenderam também 3300 quilos de pinhões que já se encontravam em 72 sacas, com uma valor aproximado de 34 mil euros. 

É de recordar que os burlões do esquema 'Doláres Negros' efetuam uma demonstração de como é possível multiplicar dinheiro, através de uma nota de 50 euros verdadeira. Esta nota é colocada sobre um papel negro - que na realidade se trata também de uma nota verdadeira impregnada com tintura de iodo - e convencem as vítimas que o papel se transforma, por magia, numa nota real de 50 euros. A outra parte da burla é colocar essa nota num envelope, em que esta se multiplica, isto é, com uma nota de 50 euros, a vítima passaria a ter três notas desse valor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório