Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

GNR detém homem evadido da prisão desde uma saída precária em 1991

Pendia sobre ele um mandado de detenção europeu. Suspeito foi 'apanhado' em São Roque do Pico, nos Açores.

GNR detém homem evadido da prisão desde uma saída precária em 1991
Notícias ao Minuto

17:24 - 07/02/20 por Notícias Ao Minuto

País Açores

Um homem de 48 anos foi detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no dia 31 de janeiro, em São Roque do Pico, nos Açores, por falsificação de documentos. Estava evadido da prisão desde 1991 e sobre ele pendia um mandado de detenção europeu.

Explica a autoridade, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, que, no decorrer de uma operação de fiscalização de âmbito fiscal e aduaneiro, num parque de mercadorias de um transitário em São Roque do Pico, "os militares abordaram um homem que se identificou como cidadão espanhol, através do documento de identificação e carta de condução".

Este suspeito, prossegue a nota, "estava a carregar para o interior de um veículo de aluguer caixas de ferramentas para comercializar, não apresentando documentos de transporte".

Assim, e após diligências policiais, foi apurado que "o documento de identificação e carta de condução eram falsos". O homem foi detido e presente ao Tribunal Judicial de São Roque do Pico, no dia 1 de fevereiro, ficou em prisão preventiva. 

A GNR concluiu ainda que este detido é um cidadão português cujo mandado de detenção foi emitido para cumprimento de cinco anos e cinco meses de prisão, referentes a um processo de tráfico de droga e posse de arma proibida. Estava evadido desde uma saída precária há 29 anos.

Apurou-se ainda que as caixas de ferramentas que o suspeito tinha em sua posse para comercializar, "eram contrafeitas", sendo que a "mercadoria foi apreendida e elaborado novo auto de notícia pelo crime de contrafação e uso ilegal de marca".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório