Militares reivindicam valorização salarial e revisão dos estatutos

Militares das Forças Armadas portuguesas aprovaram hoje uma moção conjunta na qual reivindicam a valorização dos salários e carreiras, as revisões do estatuto e do regulamento de avaliação e o reconhecimento das Associações Profissionais de Militares (APN).

soldados, militares, tropa

© iStock

Lusa
06/02/2020 23:26 ‧ 06/02/2020 por Lusa

País

Militares

De acordo com a moção aprovada unanimemente, depois de um encontro promovido hoje pela Associação Nacional de Sargentos, Associação de Oficiais das Forças Armadas e Associação de Praças, que decorreu em Lisboa, é necessária a "valorização salarial" e das carreiras, e "rever, alterar e reformular" o Estatuto dos Militares das Forças Armadas e o Regulamento de Avaliação do Mérito dos Militares das Forças Armadas, atendendo ao "quadro orçamental desfavorável à promoção, valorização e dignificação militar".

Os militares portugueses reivindicam também "a regulamentação do reconhecimento às APN do exercício da representação coletiva dos militares e de negociação coletiva" junto das "entidades legislativas e político-administrativas".

A moção aprovada destaca igualmente a intenção de haver uma reunião entre as APN e os militares, e "ações conjuntas, de visibilidade pública, planeadas e organizadas" pelas associações.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas