Parlamento elege dois juízes do Constitucional em 28 de fevereiro

O parlamento elege em 28 de fevereiro dois juízes do Tribunal Constitucional (TC), o presidente do Conselho Económico e Social (CES) e três membros do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CFSIRP).

Tribunal Constitucional

© Global Imagens

Lusa
05/02/2020 17:07 ‧ 05/02/2020 por Lusa

Política

Parlamento

Além destes três órgãos externos, a conferência de líderes parlamentares agendou, também para a mesma data, a eleição de sete membros do Conselho Superior da Magistratura, dois membros da Comissão Nacional de Proteção de Dados, um da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado e três membros do Conselho de Fiscalizador do Sistema Integrado de Informação Criminal.

A deputada Maria da Luz Rosinha, porta-voz da conferência de líderes, afirmou que foi dada luz verde à criação de grupos parlamentares de amizade, seguindo uma proposta da comissão dos Negócios Estrangeiros.

O prazo para a entrega das listas é 14 de fevereiro.

Em 20 de dezembro de 2019, o parlamento chumbou a recondução de António Correia de Campos como presidente do Conselho Económico e Social (CES) e a lista conjunta do PS e PSD para o Conselho Superior da Magistratura.

A eleição para os restantes órgãos estavam em falta ou são relativos a mandatos que estão a terminar. No caso do Tribunal Constitucional, são eleitos dois juízes para substituir os que deixaram os cargos nos últimos meses -- Clara Sottomayor em julho de 2019 e Cláudio Monteiro, em janeiro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas