Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo Rebelo de Sousa felicita Diário dos Açores pelos seus 150 anos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje os 150 anos do Diário dos Açores, assinalando a "longevidade invulgar" da publicação e acrescentando que jornais como o Diário dos Açores "são necessários, possíveis e indispensáveis".

Marcelo Rebelo de Sousa felicita Diário dos Açores pelos seus 150 anos
Notícias ao Minuto

12:35 - 05/02/20 por Lusa

País Açores

"É uma longevidade invulgar em qualquer publicação, para mais numa época, como a nossa, que tem assistido a uma crise sem precedentes da imprensa escrita, facto que, como tenho referido em diversas ocasiões, representa uma grave ameaça ao nosso modo de vida de cidadãos esclarecidos de uma democracia", diz o chefe de Estado, em mensagem publicada na edição de hoje do Diário dos Açores.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, é "especialmente assinalável" a efeméride que hoje se assinala por o Diário dos Açores ser "um jornal de um arquipélago que, antes de a tecnologia" aproximar as pessoas, "estava tão distante do território continental, e fez muito para atenuar essa distância".

"Segundo jornal mais antigo dos Açores, e um dos mais antigos de Portugal, o Diário dos Açores, fundado por Manuel Augusto Tavares de Resende, ganhou a aposta de estabelecer nas ilhas açorianas um jornal diário de carácter noticioso, mais do que partidário, à imagem do que tinha sido tentado em Lisboa com o Diário de Notícias, em 1864", acrescenta o Presidente da República.

O chefe de Estado destaca também o facto de, "ainda hoje, numa banca de jornais" nos Açores, e em concreto em São Miguel, se encontrar a expressão da "autonomia" e da "vitalidade" açorianas, "com um número significativo de títulos" regionais à disposição.

"Congratulando jornalistas e leitores, micaelenses e açorianos, pelo século e meio de existência deste jornal, retomo de algum modo a ideia dos seus fundadores: a ideia de que jornais como o Diário dos Açores são necessários, possíveis e indispensáveis", concretiza Marcelo Rebelo de Sousa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório