Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Bastonário da Ordem dos Médicos toma hoje posse

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, toma hoje posse após ter vencido, no dia 16 de janeiro, as eleições daquela ordem profissional.

Bastonário da Ordem dos Médicos toma hoje posse
Notícias ao Minuto

06:20 - 05/02/20 por Lusa

País Médicos

Miguel Guimarães, que cumprirá mandato no triénio 2020-2022, foi o único candidato à liderança da Ordem dos Médicos e viu o apoio dos profissionais reforçado em relação a 2017.

Em entrevista à agência Lusa antes das eleições, Miguel Guimarães indicou como principal prioridade de um novo mandato a recuperação da dignidade dos médicos e a restituição da ideia de que vale a pena trabalhar no Serviço Nacional de Saúde.

Na sua proposta de candidatura, o bastonário assumiu que defenderá a "relação médico-doente" como candidata a património cultural imaterial da Humanidade e propôs também trabalhar para a redução faseada das listas de utentes por médico de família.

Miguel Guimarães defendeu a criação de "vales consulta" no SNS para os casos em que são ultrapassados tempos de espera ou que o Estado comparticipe os exames quando o doente tem de recorrer ao setor privado ou social.

Outra das propostas passa por exigir ao Ministério da Saúde a integração das várias aplicações informáticas, simplificando processos, e o investimento em equipamentos.

A cerimónia de tomada de posse, que decorre hoje na Estufa Fria, em Lisboa, vai contar com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório