Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Tratamento do cancro do esófago vale prémio a jovem do IPO/Porto

A investigadora do Instituto Português de Oncologia do Porto Ana Catarina Macedo da Silva venceu a edição 2019 do Prémio Príncipe da Beira Ciências Biomédicas, com um projeto relacionado com o cancro do esófago, foi hoje anunciado.

Tratamento do cancro do esófago vale prémio a jovem do IPO/Porto
Notícias ao Minuto

21:28 - 04/02/20 por Lusa

País Cancro

O prémio, no valor de 15 mil euros, foi hoje entregue, na Câmara de Guimarães. A investigadora, de 24 anos, explicou à Lusa que o objetivo é fazer "uma espécie de triagem" dos doentes com cancro do esófago, de modo a poder definir o tratamento mais adequado e mais favorável.

"O meu projeto passa pela identificação das moléculas que estão presentes no doente, para perceber se ele vai ou não responder à radioterapia", referiu.

Sublinhou que, atualmente, os doentes são avaliados de acordo com o estado do tumor e o tratamento é definido em função dessa avaliação, podendo optar-se pela radioterapia ou pela cirurgia.

A ideia de Ana Catarina Silva é, através de amostras de sangue, antecipar a resposta que o doente vai dar ao tratamento.

"Se se concluir que vai responder à radioterapia, poupa-se o doente à intervenção cirúrgica, que é extremamente invasiva e muito complicada. Se se concluir que não vai responder, parte-se logo para a cirurgia, sabendo-se que neste tipo de doenças o tempo pode fazer toda a diferença", referiu.

A investigação vai agora ser desenvolvida, com a ajuda do prémio hoje atribuído.

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa a Lúcia Raquel Moreira Faria, internista no Hospital de S. João, no Porto, por um trabalho sobre o Lúpus Eritematoso Sistémico, uma doença autoimune debilitante e imprevisível, caraterizada pela heterogeneidade clínica e laboratorial.

A edição 2019 recebeu um total de 44 candidaturas.

Instituído pela Fundação D. Manuel II, pela Universidade do Minho e pelo Município de Guimarães e destinado a "menores de 40 anos", o prémio tem como objetivo reconhecer a investigação de excelência na área das ciências biomédicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório