Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Avião que trouxe portugueses repatriados da China já aterrou

O avião militar aterrou na base aérea de Figo Maduro pouco antes das 20h30 deste domingo.

Avião que trouxe portugueses repatriados da China já aterrou
Notícias ao Minuto

20:28 - 02/02/20 por Filipa Matias Pereira

País Coronavírus

O avião militar C-130 da Força Aérea Portuguesa, que trouxe de França os 17 portugueses repatriados da China, já aterrou em Portugal. Para além dos portugueses, vieram no voo também dois brasileiros que pediram ajuda à embaixada portuguesa na China. 

O aparelho militar aterrou na Base Aérea de Figo Maduro pouco antes das 20h30 deste domingo. O C-130 partiu da base militar de Istres, sul da cidade francesa de Marselha.

Na base aérea estava já a aguardar uma equipa preparada para entrar no avião militar e desinfetá-lo. Igualmente preparadas estavam equipas do INEM que, gradualmente, foram entrando na pista de Figo Maduro em ambulâncias

Os portugueses, recorde-se, tinham chegado ao início da tarde a Marselha num Airbus A380, proveniente da China, no qual viajavam 250 cidadãos europeus.

Pese embora nenhum destes cidadãos portugueses apresente sintomas que indiquem que são portadores do novo coronavírus, há um período de incubação de 14 dias. 

Com efeito, o Ministério da Saúde vai disponibilizar instalações onde os portugueses provenientes de Wuhan possam ficar em "isolamento profilático" voluntário. O Hospital Pulido Valente, em Lisboa, e o Hospital Militar, no Porto, serão as unidades preparadas para os receber. O objetivo é acautelar e evitar uma possível propagação do vírus. 

De acordo com a RTP3, há pelo menos quatro destes 17 portugueses que pretendem ficar em isolamento, com receio de transmitir a doença à família mais próxima, caso estejam infetados

Refira-se que o isolamento tem um caráter voluntário, já que a lei em vigor no ordenamento jurídico português prevê apenas o internamento compulsivo no caso de doentes psiquiátricos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório