Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia Marítima apreende 400 quilos de meixão com valor de dois milhões

A Polícia Marítima deteve 10 homens e apreendeu cerca de 400 quilos de meixão, num valor aproximado de dois milhões de euros, nos distritos de Aveiro, Braga e Porto, anunciou hoje.

Polícia Marítima apreende 400 quilos de meixão com valor de dois milhões
Notícias ao Minuto

18:53 - 31/01/20 por Lusa

País Meixão

Nesta operação de combate ao tráfico e comércio ilegal desta espécie, que decorreu na quinta-feira em 24 locais destes três distritos, a Polícia Marítima desmantelou duas unidades, nomeadamente uma de confeção de redes e utensílios para a pesca ilegal e outra de equipamentos e mecanismos para a preparação e transporte do meixão para ser introduzido no circuito de tráfico por via aérea.

Além disso, foram apreendidas "avultadas" quantias de dinheiro, material utilizado para o transporte de meixão, 10 viaturas e ainda 30 artes de pesca e artefactos, adiantou.

Envolvendo mais de 100 elementos e 40 viaturas desta força policial, esta operação deu cumprimento a mais de 20 mandados de busca e apreensão para residências e armazéns,

"As investigações realizadas pela Polícia Marítima decorrem há cerca de um ano, estando todo o material apreendido à guarda do processo", referiu.

Segundo a polícia, a enguia europeia (espécie anguilla anguilla), cujo termo meixão designa o seu estado final da fase larvar, tem vindo a sofrer um acentuado decréscimo nos últimos anos, constando como protegida na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), pelo que a sua captura pode ser qualificada como crime de "danos contra a natureza" e outros crimes conexos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório