Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Menino com doença muscular rara precisa de ajuda para carro adaptado

João Pedro sofre de Distrofia Duchenne e desloca-se de cadeira de rodas.

Menino com doença muscular rara precisa de ajuda para carro adaptado

João Pedro tinha apenas três anos quando foi diagnosticado com Distrofia de Duchenne, uma doença muscular rara e progressiva, que surge devido à incapacidade de o organismo produzir uma proteína fundamental para o funcionamento dos músculos.

Passaram dois anos e meio e, aos 14 anos, o menino, que mora com os pais em Vila Real de Santo António, no Algarve, perdeu a marcha e tem de se deslocar de cadeira de rodas para todo o lado onde vá.

O cenário daqui para a frente não é melhor. Ao Notícias ao Minuto, o pai, Rogério Resende, explica que, normalmente, quem sofre desta doença começa por perder a marcha, posteriormente, “surge a fraqueza dos membros superiores, os músculos de sustentação do tronco começam a ficar fracos e os músculos cardíacos, assim como os respiratórios, vão ficando afetados”.

Com isto, surge a necessidade de apoio ventilatório, numa primeira fase, só à noite, depois durante todo o dia. A patologia, infelizmente, não tem cura.

À medida que a doença do filho avançava, a mãe foi obrigada a deixar de trabalhar. Além do apoio em casa, acompanha-o à escola para lhe dar a refeição, na hora de almoço, e até para efetuar a sua higiene íntima.

Com apenas a entrar em casa o ordenado de Rogério, que é agente da PSP, é difícil dar conta das despesas familiares. Só que João Pedro vai começar a utilizar uma cadeira elétrica e precisa de uma viatura adaptada para o transportar, não só para a escola como para as consultas, no Hospital Universitário de Coimbra. Já com isenções, garante Rogério, o veículo custa 21 mil euros.

De forma a evitar um “endividamento em excesso a que levaria o recurso a crédito”, os pais decidiram criar uma página no Facebook - Ajudem o João Pedro -  dedicada ao filho, para explicar o caso e conseguir com isso arrecadar algumas ajudas.

Neste momento, com algumas ajudas e após um almoço solidário organizado pelo proprietário da pizzaria Honoratos, que contou com a presença de vários artistas do Algarve, o casal já conseguiu arrecadar cerca de 10 mil euros.

Como ainda falta mais de metade do valor, a comunidade local quer continuar a ajudar a família Resende. Existem alguns mealheiros espalhados em restaurantes e superfícies comerciais da zona, devidamente identificados na página de Facebook Ajudem o João Pedro e está já agendado, para abril, um espetáculo solidário que vai contar com a presença de vários fadistas. Posteriormente, ainda sem data prevista, está a ser organizado um espetáculo de dança.

Quem quiser ajudar o João Pedro pode ainda contribuir através do IBAN: PT50 0035 0909 0069 9955 9301 8.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório