Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Imprensa internacional noticia declarações de Ventura sobre Joacine

Declarações de André Ventura, feitas nas redes sociais, foram noticiadas em vários países europeus, que fazem eco das acusações de "racismo".

Notícias ao Minuto

21:25 - 29/01/20 por Notícias Ao Minuto

País André Ventura

As considerações feitas pelo líder do Chega, André Ventura, nas redes sociais, sobre a deputada única do Livre chegaram à imprensa internacional, titulando alguns jornais de França, Espanha, Suíça ou Luxemburgo a sugestão que o parlamentar de extrema-direita fez, no sentido de deportar a colega.

Recorde-se que Joacine Katar Moreira apresentou uma proposta para a devolução de património existente nos museus portugueses aos países de origem nas antigas colónias de Portugal, o que levou André Ventura, a seguir, a sugerir que esta deputada "seja devolvida ao seu país de origem".

Na galeria acima, poderá ver alguns dos diários que reproduziram estas declarações. O suíço Le Matin, por exemplo, titula "Racismo: Um deputado quer devolver uma colega a África".

O 20 Minutos espanhol escreve que "A extrema-direita de Portugal pede a deportação de uma deputada negra e provoca um terramoto político no país", tendo o 20 Minutes francês também noticiado o caso.

No Luxemburgo, o L'Essentiel escreveu "Um deputado quer devolver a África a sua colega negra", assim como a estação de televisão France24, que titula "Deputado de extrema-direita português pede que parlamentar negra seja 'devolvida'".

O El Periódico da Extremadura escreve "Deputado extremista português pede que uma parlamentar negra 'seja devolvida ao seu país'" e recorda a eleição de Ventura em outubro, que o tornou no "primeiro deputado de extrema-direita a ter assento parlamentar desde a chegada da democracia a Portugal".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório