Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Politécnico de Viseu comemora 40 anos e quer repensar o interior

O Instituto Politécnico de Viseu vai, até ao final de junho, mostrar como foi a sua vida ao longo de 40 anos e promover iniciativas que permitam repensar o futuro do ensino superior politécnico no interior do país.

Politécnico de Viseu comemora 40 anos e quer repensar o interior
Notícias ao Minuto

16:45 - 29/01/20 por Lusa

País Viseu

Viseu, 29 jan 2020 (Lusa) -- O Instituto Politécnico de Viseu vai, até ao final de junho, mostrar como foi a sua vida ao longo de 40 anos e promover iniciativas que permitam repensar o futuro do ensino superior politécnico no interior do país.

Segundo o presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), João Monney Paiva, a instituição tem-se afirmado "à custa daquilo que tem sido um processo de comunicação, de participação e de envolvimento dos parceiros na região".

Neste âmbito, o programa de comemoração dos 40 anos teve a preocupação de integrar atividades que mostram a forma como o IPV se relacionou com a cidade e com os seus parceiros, e também de reforçar essas relações com o território e a comunidade.

Haverá exposições físicas e 'on line', que retratarão a vivência do IPV, intercaladas com outras atividades focadas no conhecimento, na ciência e na técnica.

Apesar da importância da história, João Monney Paiva frisou a necessidade de aproveitar esta data para repensar o ensino superior, "em particular o ensino superior no interior e o ensino superior politécnico".

"Se há ensino superior que não está destinado às elites, se há ensino superior que tem que ter uma capacidade reforçada para fixar pessoas e criar uma sociedade mais equilibrada e mais equitativa é o ensino superior politécnico no interior do país", defendeu.

Nesse sentido, irá realizar-se uma conferência internacional, que contará com a participação "de personalidades de outros países onde este processo já foi feito há mais tempo e onde se veem os benefícios evidentes de ter capacidade de formação local", afirmou.

Na opinião de João Monney Paiva, "há idiossincrasias próprias da região que devem ser enaltecidas por quem as conhece".

Como desafio para o futuro, o IPV tem a ambição integrar a rede de Universidades Europeias, o que permitiria "a um estudante do Politécnico de Viseu ir fazer um semestre a qualquer uma das universidades sem qualquer impedimento, sem qualquer obstáculo", explicou.

As comemorações dos 40 anos do IPV vão combinar grandes e pequenos eventos, dentro e fora de portas.

O encerramento está marcado para 27 de junho, com um concerto da Orquestra Gulbenkian, na Sé de Viseu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório