Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Tráfico em bairro do Porto assumido em tribunal, mas não branqueamento

Um dos 26 acusados de fornecer droga em nove distritos do Norte e Centro, a partir do Bairro do Aleixo, no Porto, admitiu hoje em tribunal parte dos crimes, mas não o de branqueamento de capitais.

Tráfico em bairro do Porto assumido em tribunal, mas não branqueamento
Notícias ao Minuto

13:23 - 29/01/20 por Lusa

País Bairro do Aleixo

O julgamento começou hoje de manhã e prossegue à tarde no tribunal de São João Novo no Porto, sob medidas de segurança reforçadas.

Wilson, 34 anos, é o único dos 26 arguidos a responder pela alegada prática de branqueamento de capitais, sendo-lhe imputados também os crimes de tráfico de droga agravado e posse ilegal de arma.

Está em prisão preventiva, tal como uma dezena de outros arguidos.

Perante o tribunal de São João Novo, no Porto, Wilson assumiu que começou por frequentar o Bairro do Aleixo enquanto consumidor, comprando haxixe e canábis para consumo próprio, e acabou no tráfico, como angariador e esporádico vendedor de heroína e cocaína.

"Sobre o dinheiro, é mentira o que está na acusação", sublinhou o arguido, a propósito de uns 27 mil euros encontrados em casa do sogro, que são emigrantes.

"Meu, esse dinheiro não era, de certeza", insistiu.

Referindo-se à alegada posse de armas, disse que a arma de ar comprimido encontrada em sua casa era para se "divertir" e que uma soqueira, que também estava na sua residência, era do seu irmão.

Wilson foi um dos poucos arguidos que logo no princípio do julgamento anunciaram a intenção de depor em tribunal.

Outros admitem falar mais tarde e outros ainda optaram pelo silêncio.

Entre os que anunciaram a intenção de se remeter ao silêncio sobre os factos do processo contam-se os irmãos Mónica, de 42 anos, e Tiago, de 35, alegados líderes da rede de tráfico.

Eram os dois, segundo o Ministério Público (MP), que dirigiam o chamado grupo "Falcão", que faria chegar cocaína, heroína e haxixe a consumidores dos distritos de Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

O grupo agora levado a julgamento foi desmantelado em fevereiro do ano passado, culminando pelo menos dois anos de investigação, numa megaoperação da Divisão de Investigação Criminal da PSP/Porto, que envolveu 300 operacionais.

Os suspeitos atuavam "em rede e de forma hierarquizada" referiram as autoridades, sublinhando a existência de relações familiares entre os "principais intervenientes".

Na ocasião foram detidas 15 das 26 pessoas agora arguidas e a polícia apreendeu 80 mil euros e mais de 39 mil doses de estupefacientes em 43 buscas domiciliárias, maioritariamente no Bairro do Aleixo, mas também nos bairros da Pasteleira e Pinheiro Torres, todos no Porto, e ainda em Vila Nova de Gaia, em Freamunde, concelho de Paços de Ferreira, e no Estabelecimento Prisional de Custoias, em Matosinhos

Entre outras drogas apreendidas contou-se 3,2 quilos de heroína, 1,3 quilos de cocaína e 210 gramas de haxixe.

Além disso, a PSP confiscou balanças, telemóveis, 100 mil euros, armas, soqueiras e carros de alta cilindrada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório