Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Trabalhadores de cantinas de prisões do Norte em greve

Os trabalhadores das cantinas dos estabelecimentos prisionais de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real vão fazer greve no dia 07 de fevereiro para exigir o pagamento do trabalho suplementar e categorias profissionais, informou hoje o sindicato.

Trabalhadores de cantinas de prisões do Norte em greve
Notícias ao Minuto

13:17 - 29/01/20 por Lusa

País Greve

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte acusou a empresa "Uniself, de explorar os trabalhadores do serviço de refeições das prisões e de não respeitar os direitos dos trabalhadores".

Em causa, aponta, "está o pagamento de trabalho suplementar em dívida, reclamado por diversas vezes entre maio e novembro de 2019, e a reclassificação das categorias profissionais de cozinheiro, motorista, e das empregadas de refeitório".

Segundo aquela estrutura sindical os trabalhadores exigem ainda a "atribuição de um subsídio de risco igual aos dos professores que trabalham nas prisões, no valor de 170 euros mensais, e um aumento salarial de 90 euros para todos os trabalhadores".

"A empresa paga salários muitos baixos e mantém condições de trabalho inaceitáveis. O sindicato solicitou uma reunião à empresa, mas esta nem se dignou a responder", acrescenta a nota.

A paralisação anunciada para o dia 7 de fevereiro abrange "os estabelecimentos prisionais dos distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, bem como os que trabalham em cantinas e cozinhas que confecionam refeições para as mesmas prisões".

A Lusa questionou a Uniself, mas não obteve resposta até ao momento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório