Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

BE espera que Governo aprove SNS fora da Lei dos Compromissos

O Bloco de Esquerda pediu hoje ao Governo e ao Partido Socialista para aprovarem a sua proposta que visa retirar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) da Lei dos Compromissos, face às notícias da falta de medicamentos em hospitais.

BE espera que Governo aprove SNS fora da Lei dos Compromissos
Notícias ao Minuto

17:59 - 28/01/20 por Lusa

País OE2020

"Esperamos que as noticias recentes ajudem a fazer perceber o Governo e o PS que esta resposta e esta medida é verdadeiramente importante e deve ser aprovada", disse o deputado bloquista Moisés Ferreira, em declarações à agência Lusa.

Para o BE, a inclusão do SNS na Lei dos Compromissos constitui "uma perversão das prioridades do estado", ficando o direito à saúde "secundarizado a mera aritmética de tesouraria".

Moisés Ferreira considerou que os hospitais "não devem estar manietados na aquisição de terapêuticas e medicamentos que são necessários para cumprir esse direito".

"Aquilo que nós esperamos é que qualquer partido que diga que defende o SNS e que diga que defende o acesso aos cuidados de saúde, vote a favor da proposta do BE", apelou.

O deputado sublinhou o facto de o BE já ter alertado para esta situação na legislatura anterior, quando apresentou um projeto de lei que propunha a retirada do SNS da Lei dos Compromissos, que acabou por ser chumbado.

Já hoje, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse que o cumprimento da Lei dos Compromissos por parte dos Hospitais coloca em causa o tratamento dos doentes e que é "quase impossível de cumprir".

Miguel Guimarães reagiu assim à decisão do Tribunal de Contas (TdC), que recusou a compra de dois medicamentos para o cancro, por causa das dívidas do Centro Hospitalar Lisboa Norte que ultrapassam os 54 milhões de euros, o que viola a Lei dos Compromissos.

A TSF noticiou hoje que as dívidas acumuladas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro na medula óssea.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório