Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Governo quer aproximar defesa nacional da sociedade através das escolas

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, disse hoje, em Baião, que o Governo quer aprofundar uma maior aproximação entre a defesa nacional e a sociedade, através do sistema de ensino e as autarquias.

Governo quer aproximar defesa nacional da sociedade através das escolas
Notícias ao Minuto

17:35 - 28/01/20 por Lusa

País Defesa Nacional

"A melhor forma de o fazer é através da juventude", afirmou.

O governante assinalou a importância de serem reforçados os temas da cultura e da segurança, "partilhados por todos", enquanto "marcas estruturantes do país", nos currículos escolares, como já ocorre em vários estabelecimentos de ensino, de diferentes distritos.

Falando em Baião, no início do segundo dia dos Roteiros da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho enalteceu o papel daquele município do interior do distrito do Porto, por ter sido o primeiro no país, no ano letivo de 2016/2017, a celebrar um protocolo com os ministérios da Defesa Nacional e da Educação para promover o projeto "Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz".

"Baião foi um exemplo inspirador que deu frutos noutros pontos do país", acentuou, dirigindo-se ao presidente da autarquia local, acrescentando que os municípios são "parceiros de primeira importância" nesta estratégia.

O ministro e o presidente da câmara, Paulo Pereira, visitaram hoje a Escola Secundária de Baião, onde professores e alunos mostraram o trabalho desenvolvido no contexto daquele projeto que tinha como objetivo a integração das temáticas da segurança, defesa e paz nos planos curriculares.

O governante sinalizou que aquele trabalho tem sido realizado nas escolas, através do Instituto de Defesa Nacional (IDN), nomeadamente com a formação de professores nos temas de defesa nacional, com conhecimento que depois são transmitidos aos alunos.

Fazendo uma avaliação positiva do trabalho realizado até agora em termos nacionais, assinalou que o IDN está a "desenvolver outras formas de partilhar conteúdos formativos" e que esses vão chegar a mais municípios, com os quais vão ser celebrados protocolos.

Anotou, também, que o Governo está a trabalhar para "adaptar a defesa à experiência e expetativa dos jovens".

O ministro lembrou, por outro lado, que o país se pode orgulhar de "oferecer um contributo muito significativo, através da atividade de exportação de segurança", a propósito das missões internacionais em que participam as Forças Armadas Portuguesas.

A "valorização do Atlântico" e das "relações com o conjunto da lusofonia" fazem parte das atuais prioridades do Ministério da Defesa, acentuou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório