Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Cinfães. Família desalojada por fogo pede ajuda para reconstruir casa

Incêndio deflagrou numa carpintaria desativada e propagou-se à residência.

Cinfães. Família desalojada por fogo pede ajuda para reconstruir casa

Leandro e a família despertaram para um pesadelo na madrugada de sexta-feira, dia 24 de janeiro. A habitação, na localidade de Souselo, concelho de Cinfães, distrito de Viseu, que dividia com os pais, e onde morava com a mulher e os dois filhos, estava a ser consumida pelas chamas.

"Estávamos todos a dormir e eu vi um clarão. Quando cheguei à porta estava tudo a arder”, recorda ao Notícias ao Minuto.

O incêndio deflagrou "num coberto que tinha em frente à casa, em cima de uma placa, onde antes foi uma carpintaria”. Tudo o que se encontrava nesse local, especialmente ferramentas, está "tudo desfeito".

Além disso, a residência também sofreu vários danos, principalmente, a parte da casa que lhe pertencia. "As instalações eléctricas ficaram destruídas, as minhas paredes de pladur ficaram desfeitas, vou ter de meter placas novas em muitos sítios e pintar a casa toda. Também houve mobílias desfeitas", conta.

Já o pai regressou à habitação, apesar desta ainda não estar recuperada. "O quarto dele está um bocado destruído. Ele está noutra ponta [da casa]. Os vizinhos e amigos estão a ajudar a limpar", destaca.

Para recuperar a habitação, Leandro Rocha ainda não sabe quanto dinheiro irá precisar, no entanto, já estão a circular várias iniciativas para ajudar a família a reconstruir o seu lar. Entre caminhadas e jantares solidários, está também a circular o NIB do pai de Leandro. “Esse NIB -  IBAN PT50 0033 0000 0488 0000 718 80 ou do MBWAY 916 487 848 -  é verdadeiro, vai direto para a conta do meu pai”

"Por muito orgulhoso que fosse tinha que aceitar porque isto [ficou destruído]. Não ficou tudo, temos roupas e algumas mobílias que conseguimos aproveitar, mas neste momento começar tudo de novo de uma hora para outra não era possível se não fosse com ajudas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório