Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

PSP ultima obras em esquadra de Cedofeita 6 anos após fecho da antiga

A requalificação das instalações que vão substituir a esquadra fechada há seis anos e três meses pela PSP em Cedofeita, Porto, estarão prontas até final de março, avançou hoje o Governo, sem indicar uma data concreta de abertura.

PSP ultima obras em esquadra de Cedofeita 6 anos após fecho da antiga
Notícias ao Minuto

12:17 - 27/01/20 por Lusa

País PSP

Em informação fornecida à agência Lusa, fonte do Ministério da Administração Interna disse que a empreitada da esquadra de Cedofeita teve início em dezembro de 2018, "prevendo-se a sua conclusão durante o primeiro trimestre de 2020".

Também de acordo com o ministério tutelado por Eduardo Cabrita, "para a conclusão da obra e entrada em funcionamento da esquadra", num edifício cedido pela Junta da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, "vão ainda ser realizados trabalhos complementares relacionados com a instalação de energia elétrica e demais acabamentos no interior do edifício".

O presidente da Junta da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, António Fonseca, assegurou, também em declarações à agência Lusa, que as obras no edifício em causa, situado no Largo Pedro Nunes, "estão prontas desde novembro", uma informação que o ministério assegurou ser imprecisa.

O presidente da Junta reiterou, mais tarde, que os trabalhos estão concluídos, pelo que já entregou as chaves do imóvel ao Estado.

Notificou-o também para começar a pagar a renda, dado que estava estabelecido que aquela só seria cobrada após o término das obras.

"Assim sendo, há todas as condições para abrir a esquadra desde já", sublinhou António Fonseca.

A PSP fechou em 13 de outubro de 2013 a 12ª. esquadra do Porto, que funcionava num imóvel arrendado a um privado na rua de Cedofeita. "O proprietário entendeu proceder ao aumento da renda, com o qual não concordamos. Estamos à procura de uma nova solução, com caráter de urgência", disse o então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, citado pelo diário Público.

A solução "com caráter de urgência" só foi anunciada em maio de 2014, quando a Câmara do Porto, liderada pelo independente Rui Moreira, e o anterior Governo acordaram na reativação da esquadra em instalações da União de Freguesias do Centro Histórico no Largo Pedro Nunes que, por causa disso, teve de transferir alguns dos seus serviços para outros locais.

Por protocolo celebrado já em 2015, ficou fixado que as instalações da antiga junta de freguesia seriam cedidas por 15 anos, ficando a requalificação do imóvel a cargo do ministério.

Ainda assim, um ano depois, o acordo continuava por concretizar.

Avança quando for "financeiramente possível", afirmava à agência Lusa, em julho de 2016, fonte oficial do MAI, numa altura em que já se sabia ser necessário investir 623 mil euros para reabilitar as instalações disponibilizadas pela União de Freguesias.

A empreitada acabou por iniciar-se em dezembro de 2018.

Neste momento, disse fonte policial, o efetivo adstrito à esquadra de Cedofeita está colocado nas instalações da PSP no Paraíso (antiga 7.ª esquadra).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório