Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

DGS faz atualização devido ao novo coronavírus. Há quase 900 casos

Já foram confirmados 26 óbitos devido a este vírus.

DGS faz atualização devido ao novo coronavírus. Há quase 900 casos
Notícias ao Minuto

18:12 - 24/01/20 por Notícias Ao Minuto

País DGSaúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) fez, esta sexta-feira, um novo comunicado onde atualiza as informações relativas ao novo coronavírus. Há 897 casos laboratorialmente confirmados de infeção por este vírus, reportados desde 31 de dezembro de 2019, de acordo com dados disponibilizados pelo European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC). Foram já confirmados 26 óbitos.

As informações do Centro, citadas pela DGS, revelam ainda que na China registaram-se 878 casos. Há ainda dois em Hong Kong, dois em Macau, um em Taiwan, quatro na Tailândia, dois no Japão, dois na Coreia do Sul, um nos Estados Unidos, três em Singapura e dois no Vietname. 

"O surto continua em investigação para melhor caracterização da situação, incluindo pesquisa ativa de casos e vigilância de contactos para identificação de novos casos", pode ainda ler-se na nota, que acrescenta que "este facto reflete-se na demora entre o registo dos casos reportados localmente e a notificação dos mesmos nos circuitos internacionais, pelas autoridades competentes". 

Assim sendo, o European Centre for Disease Prevention and Control considera "provável" a importação de casos na UE/EEE. "A probabilidade de transmissão secundária de na EU/EEE é baixa, desde que sejam cumpridas as práticas de prevenção e controlo de infeção relacionadas com o eventual caso índice", sublinham porém. 

Além dos habituais conselhos, a DGS destaca ainda, na mesma nota, as ações que leva a cabo de acompanhamento a esta situação:

  • Divulgação de orientações e procedimentos para apoio dos profissionais de saúde com base nos últimos documentos publicados pela OMS;
  • Preparação de cartazes e folhetos informativos para distribuição em diferentes locais;
  • Reforço da Linha de Apoio ao Médico, exclusiva para profissionais de saúde para validação de casos 'suspeitos';
  • Divulgação de Comunicados diários no site da DGS;
  • Articulação permanente com instituições/organizações internacionais para adoção de outras medidas, em consonância com as recomendações que forem sendo emitidas pela OMS e pelo ECDC;
  • O Laboratório Nacional de Referência do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge está preparado para o diagnóstico laboratorial da infeção;
  • O Instituto Português do Sangue e Transplantação adotou medidas para garantir a segurança do sangue e derivados;
  • Os Hospitais de Referência, assim como o INEM, estão preparados para responder a eventuais casos da doença;
  • O SNS 24 está preparado para orientar e esclarecer a população;
  • A Direção-Geral da Saúde continua a acompanhar, atualizar e a validar a informação disponível sobre os casos de Pneumonia pelo novo coronavírus (2019 n-CoV) em Wuhan, China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório