Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Enfermeiros em greve hoje nos hospitais e cuidados primários no Algarve

A greve foi convocada no início do mês pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. A manifestação irá afetar hospitais e cuidados de saúde primários.

Enfermeiros em greve hoje nos hospitais e cuidados primários no Algarve
Notícias ao Minuto

10:25 - 24/01/20 por Notícias ao Minuto

País Enfermeiros

Os enfermeiros vão estar, esta sexta-feira, em greve, na região do Algarve. De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), a paralisação irá afetar hospitais e cuidados de saúde primários. 

A greve - convocada pela referida estrutura sindical em 9 de janeiro -  tem como objetivo contestar o incumprimento de acordos por parte do Governo, sobretudo, no que diz respeito ao descongelamento das carreiras destes profissionais.  

"Os enfermeiros da região algavia, perante a falta de compromisso da Administração Regional de Saúde e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, estarão em greve a 24 de janeiro. Em causa está um conjunto de acordos negociados em 2019 e que tardam em sair do papel", começa por reforçar uma publicação partilhada pelo SEP nas redes sociais. 

A "concretização do descongelamento de progressões da carreira dos enfermeiros" e o "ajuste das condições dos contratos individuais de trabalho dos enfermeiros, igualando-os à restante Função Pública", são as principais reivindicações apontadas pelo sindicato. 

"Há enfermeiros que há 18 anos que não têm qualquer progressão e as instituições, ao não concretizarem estes compromissos, significa que os enfermeiros vão continuar exatamente com o salário que têm neste momento", afirmou, no início do presente mês, em declarações à Lusa, o coordenador regional do SEP, Nuno Manjua, sublinhando que o SEP tinha desconvocado uma greve de dois dias prevista para setembro na sequência da assinatura desses acordos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório