Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Orçamento da Madeira está desenhado "com evidentes preocupações sociais"

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI) do Governo da Madeira, de coligação PSD/CDS, Pedro Fino, disse hoje que o Orçamento Regional para 2020 está desenhado "com evidentes preocupações sociais".

Orçamento da Madeira está desenhado "com evidentes preocupações sociais"
Notícias ao Minuto

19:26 - 22/01/20 por Lusa

País Orçamento da Madeira

"O PIDDAR - Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Região reflete de forma inequívoca essa opção porque aposta fortemente em investimentos promotores de uma ainda maior coesão territorial e social, bem como nos sectores da saúde e da educação", disse Pedro Fino, durante a discussão na especialidade do Orçamento e PIDDAR, a decorrer na Assembleia Legislativa, no Funchal.

O secretario regional enunciou os três eixos de atuação da Secretaria, nomeadamente garantir equipamentos de saúde e educação adequados à prestação dos melhores serviços à população; assegurar a proteção e a segurança das populações e preservar e conservar o património coletivo da Madeira.

Pedro Fino indicou, como emblemático no PIDDAR e no Orçamento Regional para 2020, o arranque da construção do novo Hospital Central da Madeira, obra (352 milhões de euros) co-financiada em 50% pelos governos da República e insular.

A reabilitação de infraestruturas de saúde, da educação, de estradas e de equipamentos coletivos vários e promoção da adaptação às alterações climáticas através da prevenção e gestão de riscos naturais.

A SREI tem para 2020 um Orçamento global de 299 milhões de euros, do qual 254 milhões estão alocados ao PIDDAR.

"O trabalho com que nos comprometemos para hoje, e para esta legislatura, consiste em acorrer às necessidades do presente, bem como lançar as bases para o aproveitamento integral dos fundos que o próximo quadro comunitário disponibilizar", declarou durante a discussão, na especialidade, das propostas de Orçamento Regional, de 1.743 milhões de euros, e do PIDDAR - Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Região para 2020, no valor de 548 milhões de euros.

Os documentos serão submetidos a votação na especialidade e votação final global na quinta-feira, após a sessão de encerramento por parte do presidente do Governo Regional, de coligação PSD/CDS, Miguel Albuquerque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório