Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Agência Portuguesa do Ambiente dá 'luz verde' ao Aeroporto do Montijo

Novo aeroporto poderá ter os primeiros trabalhos no terreno já em 2020.

Agência Portuguesa do Ambiente dá 'luz verde' ao Aeroporto do Montijo
Notícias ao Minuto

23:55 - 21/01/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Montijo

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu, na noite desta terça-feira, 'luz verde' ao novo Aeroporto do Montijo.

Em nota publicada no site, a APA refere que "emitiu Declaração de Impacte Ambiental (DIA) relativa ao aeroporto complementar do Montijo, confirmando a decisão Favorável Condicionada à adoção da Solução 2 do estudo prévio da Extensão Sul da Pista 01/19 e Solução Alternativa do estudo prévio da Ligação rodoviária à A12".

A agência acrescenta ainda que "esta decisão mantém o quadro de medidas de minimização e compensação (cerca de 160) que a ANA terá de dar cumprimento. As medidas ambientais ascendem a cerca de 48 milhões de euros".

No comunicado, a APA acrescenta que as medidas - relacionadas com a avifauna, ruído, mobilidade e alterações climáticas - "permitem minimizar e compensar os impactes ambientais negativos do projeto, as quais serão detalhadas na fase de projeto de execução".

No dia 30 de outubro, recorde-se, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu a proposta de DIA relativa ao aeroporto do Montijo e respetivas acessibilidades, tendo a decisão sido "favorável condicionada", viabilizando o projeto e decorrendo um "período de 10 dias úteis para audiência de interessado".

"A DIA é favorável condicionada, viabilizando assim o projeto na vertente ambiental. A DIA inclui um pacote de medidas de minimização e compensação ambiental que ascende a cerca de 48 milhões de euros", referia a APA em comunicado.

Em 20 de dezembro deu-se mais um passo importante na implementação do projeto, depois de a ANA - Aeroportos de Portugal ter adiantado que concordava com "a maioria das propostas" indicadas pela APA para mitigar o impacto ambiental do novo aeroporto do Montijo.

O novo aeroporto do Montijo poderá ter os primeiros trabalhos no terreno já em 2020, depois da emissão da DIA favorável e da reorganização do espaço aéreo militar.

[Notícia atualizada às 00h12]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório