Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Fenprof pede conciliação em negociação do contrato coletivo de trabalho

A Fenprof vai pedir um processo de conciliação com a Confederação Nacional de Professores (CNEF) sobre o novo Contrato Coletivo de Trabalho dos professores do ensino privado, depois de dois anos de negociação com os patrões.

Fenprof pede conciliação em negociação do contrato coletivo de trabalho
Notícias ao Minuto

20:38 - 21/01/20 por Lusa

País FENPROF

"A Fenprof ao longo de todo este processo manteve sempre a sua disponibilidade para negociar, demonstrando vontade de chegar a um acordo com a CNEF, porém, a associação patronal não respondeu da mesma forma", diz a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) em comunicado divulgado hoje.

Em causa estão as negociações entre a federação sindical e a CNEF, iniciadas em 2017 e em curso até agora, para o novo Contrato Coletivo de Trabalho para os professores dos Ensinos Particular e Cooperativo, Ensino Artístico e Especializado e Ensino Profissional.

Segundo a federação, os patrões continuam a insistir nas condições previstas na proposta original, apresentada no início do processo negocial e que os docentes consideraram "violadoras dos seus direitos e das suas condições de trabalho", nomeadamente no que respeita aos salários, horários e carreira.

"Para a Fenprof não há docentes de primeira e de segunda categoria, pelo que não é admissível tal discriminação", lê-se no comunicado, em que o sindicato alerta também para a possibilidade de a falta de professores chegar às escolas privadas, caso não se verifique uma melhoria das condições de trabalho dos docentes.

Os professores afirmam que a CNEF não se tem mostrado disponível para chegar a um entendimento e, por isso, já não há "condições para prosseguir" com as negociações diretas. O processo de conciliação pedido pela Fenprof será mediado pelo Ministério do Trabalho, da Segurança Social e da Solidariedade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório