Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Repatriados dois dos sete são-tomenses retidos no aeroporto de Lisboa

Dois dos sete cidadãos de São Tomé e Príncipe retidos, há cerca de uma semana, no aeroporto de Lisboa foram enviados de volta para o país, informou hoje a representação diplomática são-tomense em Portugal.

Repatriados dois dos sete são-tomenses retidos no aeroporto de Lisboa
Notícias ao Minuto

18:29 - 21/01/20 por Lusa

País Aeroporto de Lisboa

"Dos sete cidadãos são-tomenses que tinham sido retidos no Aeroporto Humberto Delgado, no dia 11 de janeiro de 2020, provenientes de São Tomé e Príncipe, dois foram efetivamente recambiados para o país, não obstante todos os esforços empreendidos pela embaixada de São Tomé e Príncipe em Lisboa", adiantou, em nota, a missão diplomática.

A embaixada de São Tomé e Príncipe em Lisboa revelou, a 13 de janeiro, que sete cidadãos são-tomenses viram recusada a entrada em Portugal por terem prestado declarações "pouco consistentes com a finalidade da viagem" ao Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF).

A situação acabou por ser parcialmente resolvida com intervenção diplomática, tendo a entrada de quatro concidadãos sido permitida de imediato, tendo a autorização de entrada dos restantes três ficado pendente.

Na altura, a embaixada lembrou aos cidadãos são-tomenses que pretendam viajar para a Portugal que não basta apenas obter um visto, sendo necessário explicar o motivo da viagem, saber o endereço do local de hospedagem, bem como o nome e contacto do titular do termo de responsabilidade.

Além disso, prosseguiu a embaixada, é preciso garantir a presença dessa pessoa no aeroporto à chegada a Portugal e trazer algum dinheiro em euros ou outra moeda convertível, apelos repetidos hoje pela missão diplomática.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório