Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Costa 'recebido' no Aeroporto do Porto por t-shirts do Movimento Zero

Dezenas de pessoas envergaram hoje 't-shirts' do Movimento Zero (MO) durante chegada do primeiro-ministro, António Costa, à zona VIP do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.

Costa 'recebido' no Aeroporto do Porto por t-shirts do Movimento Zero
Notícias ao Minuto

13:54 - 21/01/20 por Lusa

País Porto

Entoaram um grande coro de assobios e pronunciaram a palavra de ordem "zero".

O primeiro-ministro deslocou-se ao Porto de avião para participar, hoje à tarde, na cerimónia de assinatura de contratos para aquisição de novas composições para o metro da cidade.

Os presentes, convocados pelo M0 através das redes sociais, começaram por se concentrar na zona de partidas do aeroporto cerca das 10h00, mas só três horas depois convergiram para a zona VIP envergando as 't-shirts' identificativas do movimento.

Um forte dispositivo policial foi deslocado para a zona, mas não houve qualquer intervenção.

os manifestantes foram mantidos a cerca de 100 metros do local onde se encontrava o carro à espera do primeiro-ministro, que seguiu viagem sem qualquer contacto com grupo do M0.

Estava previsto que os aderentes à iniciativa também se envolvessem na distribuição de brinquedos e alimentos, mas tal não se verificava cerca das 13:00.

Em Lisboa, o M0 concentrou hoje de manhã cerca de 100 manifestantes junto ao Aeroporto de Lisboa. Em Faro e no Funchal, a vigília não registou tanta adesão.

O M0 - movimento social inorgânico criado em maio de 2019 por elementos da PSP e da GNR - optou por protestos em aeroportos para mostrar a quem viaja para Portugal por via aérea "a forma vergonhosa como o terceiro país mais seguro do mundo trata as suas forças de segurança", segundo notas publicadas por elementos daquele movimento nas redes sociais.

A PSP fez saber na segunda-feira que não recebeu qualquer pedido de autorização para a realização de vigílias na zona dos aeroportos portugueses.

Em comunicado, a Direção Nacional da PSP relembrou o Plano Nacional de Segurança da Aviação Civil, que estabelece que no interior dos aeroportos "só podem ser desenvolvidas atividades diretamente relacionadas com a prestação do serviço de transporte em aviação civil, tendo qualquer outra atividade de ser antecedida de pedido de autorização e aceitação expressa por parte das entidades competentes".

No comunicado, a Direção Nacional da PSP nunca se referiu ao M0, mas sim às previstas "concentrações de cidadãos junto aos aeroportos internacionais, designadamente de Lisboa, Porto e Faro".

A PSP apelou ainda a todos os cidadãos para que "mantenham uma conduta de irrepreensível cidadania, seguindo escrupulosamente as orientações e informações disponibilizadas pelos polícias na sua missão de segurança pública".

Ainda hoje e no âmbito da luta laboral dos polícias, sete sindicatos da PSP e a Associação dos Profissionais da Guarda organizam concentrações em frente do estádio de Braga, onde vai decorrer a 'Final Four' da Taça da Liga em futebol, junto do Ministério das Finanças, em Lisboa, e no jardim Manuel Bivar, em Faro.

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícias, Paulo Rodrigues, disse à agência Lusa que o protesto "terá mais força em Braga", onde, além da concentração, um grupo de cerca de 20 polícias vai entrar no estádio juntamente com os restantes adeptos e estender uma faixa que terá a inscrição "Polícias exigem respeito".

Entre as reivindicações estão o pagamento do subsídio de risco, atualização salarial e dos suplementos remuneratórios, criação de legislação relacionada com higiene e saúde, aumento do efetivo e mais e melhor equipamento de proteção pessoal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório