Em cada ano, o executivo regional visita as ilhas do arquipélago para contactar com a sociedade civil, económica e política, sendo São Jorge a primeira ilha a receber em 2020 a visita dos governantes socialistas.
Após a chegada à ilha do grupo central, prevista para o final da manhã, o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, preside à cerimónia de inauguração das obras de melhoramento e ampliação do Entreposto Frigorífico das Velas.
Ao início da tarde, o governante vai conhecer o projeto da segunda fase da ampliação e requalificação da Casa de Repouso "João Inácio de Sousa", nas Velas.
Para o final da tarde, Vasco Cordeiro tem prevista uma reunião com os presidentes das Câmaras Municipais das Velas, Luís Silveira (do CDS-PP), e da Calheta, Décio Pereira (eleito por um movimento independente), antes da reunião do executivo com o Conselho de Ilha, que junta diversos representantes de São Jorge.
O segundo dia da visita arranca com Vasco Cordeiro a inteirar-se do projeto do novo Matadouro de São Jorge, antes de presidir à inauguração da remodelação e ampliação do Centro de Saúde da Calheta.
Uma visita ao porto do Topo e ao novo edifício do Museu Francisco de Lacerda são outros destaques de quinta-feira, dia em que o executivo regional recebe a população de São Jorge e se reúne, noite dentro, em Conselho de Governo, encontro cujas conclusões deverão ser conhecidas no terceiro e último dia de visita à ilha.
O programa desta visita estatutária inclui ainda as visitas dos membros do Governo Regional a diversos investimentos em curso na ilha, além de reuniões com várias entidades de São Jorge.