Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

PSP não recebeu pedido para vigílias do Movimento Zero nos aeroportos

A PSP indicou hoje que não recebeu qualquer pedido de autorização para a realização de vigílias na zona dos aeroportos portugueses, um dia antes do protesto anunciado nas redes sociais pelo Movimento Zero.

PSP não recebeu pedido para vigílias do Movimento Zero nos aeroportos
Notícias ao Minuto

16:54 - 20/01/20 por Lusa

País Movimento Zero

O Movimento Zero (M0), um movimento social inorgânico criado em maio de 2019 por elementos da PSP e da GNR e bastante visível na última manifestação de forças de segurança em novembro, anunciou que vai realizar a partir das 10:00 de terça-feira vigílias em todos os aeroportos portugueses, num protesto que deverá estender-se por vários dias.

Num comunicado hoje divulgado, a Direção Nacional da PSP relembra o Plano Nacional de Segurança da Aviação Civil (PNSAC), que estabelece que no interior dos aeroportos "só podem ser desenvolvidas atividades diretamente relacionadas com a prestação do serviço de transporte em aviação civil, tendo qualquer outra atividade de ser antecedida de pedido de autorização e aceitação expressa por parte das entidades competentes".

Contactado pela Lusa, o porta-voz da Polícia de Segurança Pública, intendente Nuno Carocha, afirmou que não foram recebidos pedidos de autorização para a realização de concentrações nas zonas dos aeroportos, nomeadamente acessos, estacionamentos e interior destas infraestruturas.

No comunicado, a Direção Nacional da PSP nunca se refere ao Movimento Zero, mas sim às previstas "concentrações de cidadãos junto aos aeroportos internacionais, designadamente de Lisboa, Porto e Faro".

A PSP apela ainda a todos os cidadãos para que "mantenham uma conduta de irrepreensível cidadania, seguindo escrupulosamente as orientações e informações disponibilizadas pelos polícias na sua missão de segurança pública".

Questionado sobre o policiamento nos aeroportos e ações de protestos dos sindicatos da PSP e associações socioprofissionais da GNR em Braga, Lisboa e Faro, o porta-voz da PSP apenas referiu que esta força de segurança vai acompanhar todas as manifestações de modo a garantir a segurança de toda a comunidade.

Através das redes sociais, o Movimento Zero está a apelar para a participação dos polícias e civis e a divulgar os cartazes que devem ser levados para a concentração nos aeroportos, sublinhando que "o comportamento exemplar é marca registada do M0".

O M0, que organiza este protesto sem o apoio dos sindicatos, está ainda a pedir aos polícias para levarem um bem alimentar ou um brinquedo para depois serem "doados aos mais carenciados".

Sete sindicatos da PSP e a Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), vão organizar hoje à tarde concentrações em frente do estádio de Braga, onde vai decorrer a 'Final Four' da Taça da Liga em futebol, junto do Ministério das Finanças, em Lisboa, e no jardim Manuel Bivar, em Faro.

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícias (ASPP/PSP), Paulo Rodrigues, disse à agência Lusa que o protesto "terá mais força em Braga", onde, além da concentração, um grupo de cerca de 20 polícias vai entrar no estádio juntamente com os restantes adeptos e estender uma faixa que terá a inscrição "Polícias exigem respeito".

Na concentração em Lisboa, que vai decorrer a partir das 16:00, os elementos das forças de segurança pretendem entregar no Ministério das Finanças um documento, no qual explicam as principais reivindicações e solicitam "uma vez mais" a resolução dos problemas.

Entre as reivindicações estão o pagamento do subsídio de risco, atualização salarial e dos suplementos remuneratórios, criação de legislação relacionada com higiene e saúde, aumento do efetivo e mais e melhor equipamento de proteção pessoal.

No comunicado, a PSP refere que podem "ocorrer congestionamentos ou constrangimentos" no trânsito nos locais onde vão decorrer os protestos e aconselha os cidadãos para que privilegiem a deslocação em transportes públicos e que facilitem a circulação rodoviária e a segurança de todos os cidadãos.

Aquela força de segurança indica ainda que, na cidade de Lisboa, a Avenida Ribeira das Naus vai estar encerrada ao trânsito a partir das 11h00 e os acessos rodoviários à Praça do Comércio vão estar condicionados a partir das 13h30.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório