Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Obras em praça de Reguengos de Monsaraz previstas para fevereiro

As obras de requalificação da Praça da Liberdade, a "sala de visitas" de Reguengos de Monsaraz (Évora), devem arrancar no final de fevereiro, num investimento de 880 mil euros, com apoios comunitários, revelou hoje o município.

Obras em praça de Reguengos de Monsaraz previstas para fevereiro
Notícias ao Minuto

16:45 - 20/01/20 por Lusa

País Reguengos de Monsaraz

Segundo a câmara municipal, em comunicado, o contrato para execução das obras já foi assinado com a empresa Urbigav e, agora, "o documento está a aguardar a emissão do visto prévio do Tribunal de Contas".

A empreitada, previu a autarquia, deve iniciar-se no final de fevereiro, mês em que vão também decorrer sessões de esclarecimento por parte da câmara e da empresa responsável pelas obras "com os moradores e as unidades de restauração localizadas na praça e nas áreas adjacentes".

A requalificação da Praça da Liberdade, a principal praça da cidade de Reguengos de Monsaraz, onde estão localizados os Paços do Concelho e a Igreja Matriz, representa um investimento de cerca de 880 mil euros, apoiado em 85% pelo programa comunitário Portugal 2020.

O projeto integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho e tem um prazo de conclusão de 270 dias, referiu a autarquia.

Com esta requalificação, o município pretende que "a praça se torne num espaço mais atrativo para a população", pelo que o projeto contempla o aumento da área pedonal e a criação de zonas amplas para esplanadas.

"No tabuleiro poente da praça, onde vão ficar as esplanadas dos espaços de restauração, será colocado um sistema de jogo de água formado por 36 jatos que permitem fazer ondas e salpicos, mas também 108 bicos de pulverização tipo nevoeiro para baixar em três ou quatro graus centigrados a temperatura ambiente no verão", indicou a câmara.

Este tabuleiro da praça, segundo o projeto, "terá um bom sombreamento, com novas árvores e uma estrutura de apoio com palco para atividades culturais".

Já o tabuleiro nascente da Praça da Liberdade "vai manter a circulação automóvel num sentido, para acesso aos serviços existentes, com estacionamento, uma zona de esplanada e um quiosque para venda de jornais e serviço de pastelaria".

Ambos os tabuleiros "serão atravessados pela ciclovia e a principal via de circulação automóvel da praça poderá ser fechada com pilaretes retráteis quando existirem eventos", acrescentou a autarquia.

A praça terá ainda iluminação específica em todas as árvores, nos repuxos e nas fachadas históricas, assim como um carregador rápido para veículos elétricos para promover a mobilidade sustentável e a redução de emissões de gases.

O PEDU de Reguengos de Monsaraz, em execução, é constituído por diversas obras no concelho e conta com um investimento global a rondar os três milhões de euros, apoiado pelo Portugal 2020.

Além da requalificação da principal praça da sede de concelho, inclui também a reabilitação dos centros históricos de outras localidades e de prédios urbanos para os mais desfavorecidos ou a construção de uma via pedonal e ciclável em Reguengos de Monsaraz, entre outros projetos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório