Segundo a CIM-BSE, o 'Festival Cultura em Rede' será realizado pela terceira vez consecutiva, nos meses de verão, no âmbito do projeto 'Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela'.
O projeto tem como objetivo "consolidar uma rede territorial e institucional vocacionada para a projeção e divulgação do território e da sua identidade, fortemente alicerçada na promoção da cultura e do turismo cultural, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional".
O referido programa "está direcionado para a animação dos centros históricos e urbanos da região e consiste num espetáculo de dança, música e teatro em cada um dos 15 municípios" que integram a Comunidade Intermunicipal.
A CIM-BSE explica, em comunicado enviado à agência Lusa, que o projeto cultural prevê a realização de períodos de residências artísticas com artistas regionais e companhias contratadas, sendo que as residências artísticas decorrem nos meses de maio e junho, com voluntários, com idades entre os 08 e os 80 anos.
A organização está na fase de angariação de voluntários no território para participação nos vários espetáculos comunitários.
No setor da música, o projeto pretende divulgar e promover uma performance artística, enquadrada numa linguagem musical, realizada com a companhia Coruja do Mato, no qual podem participar residentes dos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso.
Estão agendadas sessões de esclarecimento para Figueira de Castelo Rodrigo (29 de janeiro), Trancoso (30), Pinhel (1 de fevereiro), Mêda (2) e Almeida (15).
No teatro, será desenvolvido o 'Fiar', um projeto comunitário realizado em parceria com a ASTA - Teatro e outras Artes, no qual podem participar residentes dos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda e Sabugal.
As sessões de esclarecimento acontecem na Covilhã (2 março), Sabugal (3), Guarda (4), Fundão (5) e Belmonte (6).
Por fim, na dança, vai ser desenvolvido o espetáculo 'Sabor de Terra', em parceria com a CARB - Cooperativa Artística da Raia Beirã, com a direção artística da DEMO - Dispositivo Experimental Multidisciplinar e Orgânico - Associação Cultural, nos concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia.
Estão agendados 'workshops de dança' e movimento para os dias 15 de fevereiro e 28 de março, para as sedes dos municípios abrangidos.
A CIM-BSE, com sede na cidade da Guarda, é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).